A HISTÓRIA DO COLÉGIO SÃO FRANCISCO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA

UMA HISTÓRIA ORAL

Autores

  • Francisco Eric Vale de Sousa
  • Bárbara Mirelle Lima de Jesus
  • Yara Rosa Gonçalves Araújo
  • Edma Ribeiro Luz

DOI:

https://doi.org/10.29327/235797.1.10-2

Palavras-chave:

Colégio São Francisco, Educação Física, História oral, Memória esportiva.

Resumo

Este estudo realizou um resgate de memórias do Colégio São Francisco visando construir um acervo da Educação Física na escola e na cidade de Pedreiras. O objetivo deste estudo foi descrever a história do Colégio São Francisco e da disciplina de Educação Física apontando a instituição como como um lócus que contribui para a desenvolvimento regional a disciplina em questão como uma forma de construção da historiografia local. A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa e para tanto realizou entrevistas que foram transcrições e organizadas em categorias, tais informações se tratam a respeito da disciplina de Educação Física e a história da construção da instituição. Este trabalho contribui para a sociedade Pedreirense como meio tornar evidente o que significado do colégio em questão além de possibilitar conhecimento para que as futuras gerações de Profissionais de Educação Física venham a conhecer a trajetória da disciplina na cidade e suas mudanças ao longo do tempo. 

Biografia do Autor

Francisco Eric Vale de Sousa

Doutorando em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La ]salle; Mestre em Educação Física pela UCB.

Bárbara Mirelle Lima de Jesus

Graduada em Educação Física, Faculdade de Educação São Francisco (FAESF)

Yara Rosa Gonçalves Araújo

Graduada em Educação Física, Faculdade de Educação São Francisco (FAESF)

Edma Ribeiro Luz

Graduação em Letras (UEMA) e Educação Física (FAESF)Especialista em Informática na Educação, Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Atualmente professora substituta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Referências

ABREU, Samara Moura Barreto de; MONTE, Thaidys da Conceição Lima; VI-EIRA, Antônia Edwirgens Almeida; SANTOS, Maria Silvania Freitas dos; BAR-ROSO, Mateus Lemos; FERREIRA, Eliane Maria Sousa. Lembranças do meu tempo de bola: memória dos esportes nas aulas de educação física escolar. Coleção Pesquisa em Educação Física,Várzea Paulista, v. 13, n. 1, p. 103-110, 2014.

COSTA, Júlio Resende. A história oral como fonte na história da educação. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 28080-28089, nov. 2019.

PPP – Projeto Político Pedagógico. Colégio São Francisco – CSF, 2017.

SELAU, Maurício da Silva. História Oral: uma metodologia para o trabalho com fontes orais. Esboços: Revista do Programa de Pós-graduação em História da UFSC, Florianópolis, v. 11, n. 11, 2004.

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

SOUSA, F. E. V. de; JESUS, B. M. L. de; ARAÚJO, Y. R. G.; LUZ, E. R. A HISTÓRIA DO COLÉGIO SÃO FRANCISCO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA HISTÓRIA ORAL. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 17–33, 2022. DOI: 10.29327/235797.1.10-2. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/102. Acesso em: 19 abr. 2024.