A HISTÓRIA DO COLÉGIO SÃO FRANCISCO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA
UMA HISTÓRIA ORAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/235797.1.10-2Palavras-chave:
Colégio São Francisco, Educação Física, História oral, Memória esportiva.Resumo
Este estudo realizou um resgate de memórias do Colégio São Francisco visando construir um acervo da Educação Física na escola e na cidade de Pedreiras. O objetivo deste estudo foi descrever a história do Colégio São Francisco e da disciplina de Educação Física apontando a instituição como como um lócus que contribui para a desenvolvimento regional a disciplina em questão como uma forma de construção da historiografia local. A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa e para tanto realizou entrevistas que foram transcrições e organizadas em categorias, tais informações se tratam a respeito da disciplina de Educação Física e a história da construção da instituição. Este trabalho contribui para a sociedade Pedreirense como meio tornar evidente o que significado do colégio em questão além de possibilitar conhecimento para que as futuras gerações de Profissionais de Educação Física venham a conhecer a trajetória da disciplina na cidade e suas mudanças ao longo do tempo.
Referências
ABREU, Samara Moura Barreto de; MONTE, Thaidys da Conceição Lima; VI-EIRA, Antônia Edwirgens Almeida; SANTOS, Maria Silvania Freitas dos; BAR-ROSO, Mateus Lemos; FERREIRA, Eliane Maria Sousa. Lembranças do meu tempo de bola: memória dos esportes nas aulas de educação física escolar. Coleção Pesquisa em Educação Física,Várzea Paulista, v. 13, n. 1, p. 103-110, 2014.
COSTA, Júlio Resende. A história oral como fonte na história da educação. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, p. 28080-28089, nov. 2019.
PPP – Projeto Político Pedagógico. Colégio São Francisco – CSF, 2017.
SELAU, Maurício da Silva. História Oral: uma metodologia para o trabalho com fontes orais. Esboços: Revista do Programa de Pós-graduação em História da UFSC, Florianópolis, v. 11, n. 11, 2004.