DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LINGUAGEM E INCLUSÃO

DISCURSOS DOCENTES

Autores

  • Ruth Nely Alves de Sá

DOI:

https://doi.org/10.29327/235797.1.10-6

Palavras-chave:

Inclusão, Necessidades Educativas Especiais, Educação Básica, Docentes.

Resumo

O processo de inclusão deveria ocorrer de modo planejado, potencializando as habilidades mais desenvolvidas e estimulando o aprimoramento de outras que precisem de atenção. Contrariando essa meta, nos contextos escolares, torna-se comum a percepção de demonstrações de preconceito, velados ou não, junto a alunos que demandem algum tipo de atendimento específico por conta de suas particularidades no campo da aprendizagem. Assim, o presente artigo tem a meta de descrever a realidade da inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais a partir de entrevistas realizadas com docentes da Escola Municipal Elzinha Lizardo Nunes em Alto Taquari no estado do Mato Grosso. O problema fomentador deste estudo partiu da percepção de que há poucas iniciativas de dar voz aos professores de alunos com necessidades educativas especiais ao longo da Educação Básica. Dessa forma, elaborou-se uma entrevista com três perguntas abertas analisadas a partir da observação direta dos conteúdos coletados. A aplicação se deu em duas etapas, sendo a primeira com a conscientização dos docentes envolvidos e a segunda coma coleta das informações juntos a esses profissionais. Observou-se, com a análise dos dados que ainda há muito a se fazer no processo de inclusão no que tange ao trabalho desenvolvido pela escola, assim como a atuação da família nesse processo de apoio e acompanhamento. Espera-se, com este trabalho, uma maior oitiva dos principais atores do processo inclusivo de estudantes com necessidades educativas especiais: os professores.

Biografia do Autor

Ruth Nely Alves de Sá

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de Dessarollo Sustentable

Referências

AMARAL, L. A. Pensar a Diferença: Deficiência. Brasília: Editora CORDE, 1994.

BERMEJO, V. S.; LLERA, J. A. B. Dificultades de aprendizaje. Madrid: Síntesis Psicológica, 1997.

CIASCA, S.M.; ROSSINI, S.D.R.: Distúrbio de aprendizagem: mudanças ou não? Correlação de uma década de atendimento. Temas sobre desenvolvimento, 8(48): 11-16, 2000

CORREIA, L. M. Dificuldades de aprendizagem específicas: Contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto Editora, 2008.

CRUZ, V. Dificuldades de aprendizagem específicas. Lisboa: Lidel, 2009.

FONSECA, V. Educação Especial. 2 ed. Porto Alegre, Editora Artes Médicas, 1995.

FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GAGNÉ, Robert. The Conditions of Learning. New York: Holt, Rinehart; Winston, 1985.

JANUZZI, G. A Luta pela Educação do Deficiente Mental no Brasil. 2 ed. Campinas, Editora Autores Associados, 1992.

LEFRÈVE, AB. (Coord.) Disfunção Cerebral Mínima. São Paulo: Editora Sarvier, 1975.

LERNER, J. Learning disabilities: theories, diagnosis and teaching strategies. Boston: Houghton Mifflin Comp., 1989.

PESSOTI, I. Sobre a Gênese e Evolução Histórica do Conceito de Deficiência Mental. Revista Brasileira de Deficiência Mental, v. 16, nº. 1, pp. 54-68, jan./jun., 1981.

SILVA, T. R. Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e na Escrita. Revista Científica do ITPAC. Vol. 2, N. 4, 2009.

SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano. Brasília: Ed. UnB/ FUNBEC, (1953), 1970.

ZUCOLOTO, Karla Aparecida; SISTO, Fermino Fernandes. Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura. Interação em Psicologia, 2002.

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

SÁ, . R. N. A. de. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LINGUAGEM E INCLUSÃO: DISCURSOS DOCENTES. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 75–92, 2022. DOI: 10.29327/235797.1.10-6. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/107. Acesso em: 24 abr. 2024.