LIÇÕES DE CASA

ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS APLICADAS PELOS DOCENTES

Autores

  • Cleide Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29327/232022.1.2-3

Palavras-chave:

Lição de Casa; Práticas Docentes; Avaliação.

Resumo

Nos espaços escolares, os educadores utilizam instrumentos avaliativos como um meio de coleta de informações a respeito dos avanços e das dificuldades que o estudante possui, podendo ser considerados dispositivos educativos permanentes de suporte à garantia da qualidade do processo ensino-aprendizagem além de fortalecer os vínculos familiares. Dessa forma, o presente artigo tem a meta de analisar o papel do docente em relação às lições de casa, destacando essa estratégia didática como um importante instrumento avaliativo. Essa meta foi pensada partindo da ideia de que a aplicação de lições de casa busca perceber se uma determinada situação atende às expectativas iniciais, caso o processo tenha sido satisfatório entre outros aspectos. Par tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com o uso de dados coletados em artigos, teses e dissertações que versam sobre o tema constantes em bases de dados como a Plataforma SciELO e o Google Scholar. Foram utilizadas, ainda, obras de referência como Libâneo (1990), Perrenoud (1999) e Vasconcellos (2005). Espera-se, com este estudo, que os docentes e os interessados pelo tema percebam a lição de casa como um instrumento avaliativo de grande relevância que faz parte da rotina escolar e a considerem como uma ferramenta eficaz para o aprimoramento da aprendizagem.

Biografia do Autor

Cleide Ferreira da Silva

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana – PY. Graduada no curso Normal Superior, Licenciatura dos anos iniciais, pela Universidade Candido Mendes em 2005, graduada no curso de Pedagogia, Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Estácio de Sá, Pós-graduada no curso de Pós-graduação Lato sensu em nível de Especialização, na área de Educação, em Educação e Sociedade. 

Downloads

Publicado

2021-03-24

Como Citar

SILVA, C. F. da. LIÇÕES DE CASA: ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS APLICADAS PELOS DOCENTES. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 38–49, 2021. DOI: 10.29327/232022.1.2-3. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/11. Acesso em: 28 mar. 2024.