EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A LINGUAGEM

UMA PROPOSTA TRANSVERSAL A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL FÁBULA

Autores

  • Débora da Silva Araújo
  • Emília Damásia de Sousa Xavier

DOI:

https://doi.org/10.29327/232022.1.2-4

Palavras-chave:

Transversalidade; Educação Financeira; Linguagem.

Resumo

O presente artigo tem a meta de contribuir no planejamento das atividades transversais de educação financeira, linguagem e literatura. Sendo as fábulas um gênero textual curto, breve e com uma linguagem simples, que usa sempre animais como exemplo de vida real, apresentamos aqui uma forma de ler e interpretar três fábulas que refletem de forma agradável e prazerosa os valores morais voltados a obediências, honestidade, gratidão, perseverança, lealdade entre outros. De forma transversal, a educação financeira é um tema que conversa com várias outras matérias, sendo essencial para o convívio em sociedade, visando um cidadão pleno, tendo em mente que esse cidadão vai ter que aprender a usar seus recursos financeiros. Assim, esse estudo torna-se um diferencial durante as aulas, pois melhora a consciência moral das crianças perante a sociedade e os leva a compreender o outro e a compreender-se.     

Biografia do Autor

Débora da Silva Araújo

Cursando Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable UDS – PY; Mestre em Educação pela Universidad Interamericana – PY (2020), graduada em Licenciatura plena em Letras / Português e Espanhol pela Universidade Estadual de Mato Grasso UNEMAT (2011). Atualmente, é Professora regente de língua portuguesa na escola estadual Waldemon Moraes Coelho e na Escola estadual Ulisses Guimarães no município de Campo Verde 2020.

Emília Damásia de Sousa Xavier

Cursando Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable UDS – PY (2020), Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable UDS – PY (2020), graduação em licenciatura plena em matemática UFMT (2002), graduação em Administração pela UFMT (2013). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Tocantins (2009). Pós-graduação em gestão pública UFMT (2012). Pós-graduação em formação de orientadores acadêmicos para EaD UFMT (2008). Pós-graduação em Docência Multidisciplinar na Ed. Inf. e anos iniciais do Ensino Fundamental, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia, FACISA, Brasil (2004). Atualmente é professora efetiva na disciplina de matemática na Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira.

Downloads

Publicado

2021-03-24

Como Citar

ARAÚJO, D. da S.; XAVIER, E. D. de S. EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A LINGUAGEM: UMA PROPOSTA TRANSVERSAL A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL FÁBULA. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 50–63, 2021. DOI: 10.29327/232022.1.2-4. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/12. Acesso em: 4 abr. 2025.