A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DO “SISTEMA DIGESTÓRIO” E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2022.123Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Aprendizagem; Três Momentos PedagógicosResumo
Apresentamos, no presente trabalho, um estudo que permite o estudante compreender sobre uma parte do corpo e o que há dentro dele, aparelho digestório. Para isso, utilizamos uma sequência didática baseada nos Três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2007). Nesta proposta, incluímos aulas dialógicas, exibição de vídeo e uso de texto da revista de divulgação científica Ciência hoje para crianças (CHC). Sendo assim, a pesquisa foi realizada com estudantes do 2º ano, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Boa Vista/Roraima, e implica no seguinte questionamento: A sequência didática, integrando o uso de revista de divulgação científica, contribui para alfabetização científica sobre aparelho digestório com estudantes do 2º ano dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental em Escola Municipal? Para tanto alguns objetivos foram traçados: 1) Diagnosticar os conhecimentos prévios sobre o aparelho digestório; 2) Aplicar uma sequência didática, com atividades relacionadas ao uso lúdico, dialogicidade e uso de revista CHC; 3) Avaliar a compreensão dos estudantes, mediante atividade pós-teste, trazendo abordagens do assunto abordado. Na perspectiva metodológica, contempla uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. As análises dos resultados foram alinhadas pelos indicadores da alfabetização científica (IAC). Observou-se que os resultados evidenciam, o desenvolvimento da AC dos estudantes, e oportunizaram momentos prazerosos, percepções, motivadores e criativos, gerando curiosidades, indagações e emoções.
Referências
ALMEIDA, Sheila Alves de. Interações e práticas de letramento mediadas pela revista Ciência Hoje das Crianças em sala de aula. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
ARAGÃO, Susan Bruna Carneiro. Alfabetização Científica na formação inicial de professores: análises de uma Unidade Curricular planejada nessa perspectiva. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto em Química e Biociências. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses. Acesso em: 27 de mar de 2022.
BONFIM, Danúbia Damiana Santos; COSTA, Priscila Caroza Frasson; NASCIMENTO, William Júnior do. A abordagem dos três momentos pedagógicos no estudo de velocidade escalar média. Experiências em Ensino de Ciências. V.13, N.1. p. 187-197. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID465/v13_n1_a2018.pdf. Acesso: 6 jul de 2021.
CACHAPUZ,A.F.,PRAIA, J.E.JORGE, M.Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André Peres; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
__________; ANGOTTI, José André Peres; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
GONÇALVES, Elizabeth Moraes. Os discursos da divulgação científica: Um estudo de revistas especializadas em publique ciência para o público leigo. BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH. V. 9, N 2, p. p. 210-226, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/54929084/Os_discursos_da_divulga%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica_um_estudo_de_Revistas_especializadas_em_divulgar_ci%C3%AAncia_para_o_p%C3%BAblico_leigo. Acesso em: 20 de mar de 2022.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências. v. 13 (3), p. 333-352, 2008.
ZABALA, A. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegra: Artmed,1998.