ESFORÇO HISTÓRICO DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2022.126Palavras-chave:
Parcerias Público-Privadas, Serviços Públicos, Esforço Histórico.Resumo
O papel que os acordos de Parcerias Público-Privadas (PPP) têm desempenhado nas últimas décadas não apenas demonstrou que essas parcerias respondem efetivamente às necessidades exigentes de infraestrutura e serviços públicos: também enfatizou a existência de um papel complementar e desimpedido do setor privado e público, devido à sua dinâmica e adaptabilidade. Diante dessa constatação, este estudo buscou caracterizar as Parcerias Público-Privadas (PPP) a partir do detalhamento do seu esforço histórico de constituição. Espera-se que ambas as iniciativas resultem em um processo de padronização entre os níveis estadual e municipal de governo, o que facilitará maior compreensão e aceitação de esquemas de PPP entre os diversos atores que poderiam eventualmente apoiar essas transações, como investidores institucionais e órgãos da sociedade civil.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.613, de 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9613.htm Acesso em: 16 jul. 2016.
OCDE. Directrices de la OCDE aplicables en materia de precios de transfe-rencia a empresas multinacionales y administraciones tributarias, OCDE/Instituto de Estu-dios Fiscales,