UM BREVE LEVANTAMENTO HISTÓRICO SOBRE O ENSINO DA QUÍMICA NOS ÚLTIMOS 30 ANOS

Autores

  • Vagner Neves Dias

DOI:

https://doi.org/10.29327/232022.1.2-5

Palavras-chave:

Ensino; Química; Prática Docente.

Resumo

Tem-se conhecimento de que, no processo de formação inicial dos docentes de Química, os futuros professores não percebem de modo adequado os aspectos práticos da docência dessa disciplina. Isto tem gerado, no decorrer do tempo, muita discussão em torno da impossibilidade de teorias e de métodos serem suficientes para sanar a problemática da prática docente no campo das Ciências e, principalmente, no âmbito da Química. Dessa forma, este trabalho objetivou desenvolver um levantamento teórico sobre a evolução do ensino da Química nos últimos 30 anos. Os dados bibliográficos coletados apontaram que a dificuldade por parte do aluno, tanto na assimilação, quanto no próprio aprendizado de tal disciplina, vai se fazendo presente por décadas. Adicionalmente, ainda que alguns estudos tenham apontado para propostas de mudança, pouca alteração significativa foi percebida no espaço de 30 anos. Para que isto ocorra, portanto, revela-se imprescindível que os professores, no seu processo de formação, vejam aspectos práticos da docência da Química, para que, desta maneira, traga a sua metodologia de ensino mais direcionada à vivência de seus alunos.

Biografia do Autor

Vagner Neves Dias

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana - PY (2020). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana - PY (2018). Licenciado em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2017). Especialista em Metodologia de Ensino de Física e Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2015). Licenciado em Matemática através do Programa Especial de Formação de Docente pela Universidade Metropolitana de Santos (2012). Especialista em Educação Matemática com Novas Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007). Atualmente é professor de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Municipal Conveniada Gilberto Viana (Prefeitura Municipal de Itambé - Bahia), e professor de Ciências e Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Naomar Soares de Alcântara (Prefeitura Municipal de Itororó - Bahia).

Downloads

Publicado

2021-03-24

Como Citar

DIAS, V. N. UM BREVE LEVANTAMENTO HISTÓRICO SOBRE O ENSINO DA QUÍMICA NOS ÚLTIMOS 30 ANOS. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 64–73, 2021. DOI: 10.29327/232022.1.2-5. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/13. Acesso em: 19 abr. 2024.