DIREITOS HUMANOS E DIREITO À VIDA

VIOLAÇÕES DEMOCRÁTICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Cícero Pereira Batista

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2022.139

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Direito à Vida, Democracia; Pandemia.

Resumo

As dificuldades inerentes a uma crise global de saúde foram agravadas o Brasil pelos altos níveis de desigualdade, bem como pela falta de informações transparentes, o que causou preocupação legítima entre as pessoas sobre o impacto que a atual pandemia pode ter na saúde e na vida da população, em particular, de setores particularmente vulneráveis, como idosos, doentes crônicos, pessoas com deficiência e pessoas sob custódia do Estado. Da mesma forma, as pessoas em situação de pobreza e indigência são especialmente vulneráveis nesta crise. Para tanto, este artigo analisa a questão das restrições de direitos durante a pandemia COVID-19 a partir da perspectiva interdisciplinar da saúde global e dos direitos humanos, tendo como eixo principal de valorização da inseparabilidade entre o direito à saúde e os direitos humanos na democracia. Para isso, são analisados aspectos relacionados ao Direito Internacional dos Direitos Humanos, confrontando suas bases em termos de inseparabilidade entre saúde e direitos humanos para a democracia. Por fim, para ilustrar a relevância da contribuição dos direitos humanos na saúde numa lógica de afirmação democrática, são analisadas algumas regulamentações e medidas emitidas pelo Governo Federal durante a crise da saúde e que afetam a saúde, os direitos humanos e a democracia. Utiliza-se o método dedutivo e a metodologia de pesquisa bibliográfica e normativa, além dos recursos de referências recentes coletadas em sites eletrônicos no COVID-19, devido à sua atualidade.

Biografia do Autor

Cícero Pereira Batista

Especialização em Psiquiatria em andamento, Centro Brasileiro de Pós-Graduação (Cenbrap). Pós Graduando em Saúde Mental pela Faculdades Integradas (AVM). Possui graduação em Medicina - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (2014). Atualmente é médico clínico geral - Secretaria de Saúde Planaltina de Goiás e médico clínico geral - Secretaria de Saúde Águas Lindas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Familiar.

Referências

GOSTIN, L. O. A Tribute to Jonathan Mann: Health and Human Rights in the AIDS Pandemic. The Journal of Law, Medicine & Ethics, 1998.

GRUSKIN, S. Reflexões sobre 25 anos de saúde e direitos humanos: história, contexto e necessidade de ação estratégica. Health and Human Rights Jour-nal. (Miradouros), 10/12/2019, 2019.

MANN, J. Saúde pública e direitos humanos. Physis: Revista de Saúde Coleti-va. Rio de Janeiro: 6 (1/2), 135-145, 1996.

SCHEPPELE, K.L. Autocratic Legalism. The University of Chicago Law Re-view, 85, 545-583, 2018.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

BATISTA, C. P. DIREITOS HUMANOS E DIREITO À VIDA: VIOLAÇÕES DEMOCRÁTICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 34–48, 2022. DOI: 10.56069/2676-0428.2022.139. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/139. Acesso em: 23 abr. 2024.