DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
UM DEBATE NECESSÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2022.142Palavras-chave:
Educação Infantil, Dificuldades de Aprendizagem, Intervenção Pedagógica.Resumo
A aprendizagem é um processo ao qual todo ser humano passa logo ao nascer, pois já precisa ter o instinto para se alimentar. Ao sugar o seio materno já se compreende como um aprendizado, e assim vai se seguindo ao longo de sua vida, pois o ser humano vive em constante aprendizado, que é o que norteia seus caminhos por toda a vida e delimita suas ações. Conhecimento e habilidades que estão em constante mudança e transformação e que delimitam o caminho a seguir. Tendo esse cenário como contextualizador, esse artigo tem a missão de discorrer sobre as dificuldades de aprendizagem e a intervenção pedagógica em contexto de Educação Infantil. Desse modo, esse estudo pretende acender o debate sobre o tema e convidar mais pesquisadores a aprofundar essa importante dicotomia.
Referências
BISQUERRA, R. Marco conceptual de la orientación psicopedagógica, Revista Mexicana de orientación educativa. 2005.
COLL, C. Psicopedagogía: confluência disciplinar y espacio profesional. In C. Monereo & I. Solé (Eds.), El asesoramiento psicopedagógico: una perspec-tiva professional y constructivista. Madrid: Alianza. 1996.
DAVIS, Ronald D, O dom da Dislexia. Editora Rocco, 2004.
FERREIRO, Emília. Reflexão sobre alfabetização. 26. Ed. São Paulo: Cortez, 2011
MARTÍNEZ, P. La orientación psicopedagógica: modelos y estrategias de intervención. España: Editorial EOS. 2002.
MILLER, F. Principios y servicios de orientación escolar. Madrid: Ma-gisterio Español. 1971.
PIAGET, Jean. Aprendizagem e conhecimento.Tradução Equipe da Livraria Freitas Bastos,Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1974.
SAMPAIO, SIMAIA. Manual prático do Diagnóstico Psicopedágogico Clíni-co. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
SCHWARTZMAN, José Salomão. Transtorno de Déficit de Atenção. São Paulo: Editora Machenzie, 2001.
SOLÉ, I. Cuadernos de educación: orientación educativa e intervención psi-copedagógica (Segunda edición ed.). Barcelona: Horsori. 2002.
VYGOTSKY, Lev S. A formação Social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Ed Martins Fontes, 1989.
VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: ED Martins Fontes, 1996.
WALLON, Henri. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil: Tradução Izabel Galvão.19. Ed. Petrópolis, RJ: Ed:vozes,2010.