SUSTENTABILIDADE NAS FLORESTAS NATIVAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Lourival Alves de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.29327/232022.1.2-7

Palavras-chave:

Geografia; Sustentabilidade; Florestas Nativas.

Resumo

A educação ambiental pode ser considera uma ação educativa que contribui para formar cidadãos mais críticos e conscientes sobre as questões socioambientais, tendo como objetivo principal colaborar para a conservação da biodiversidade, para a autorrealização individual e a comunitária e para a autogestão política e econômica, através de processos educativos que promovam a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida (SORRENTINO, 1995). No mesmo ideário, a Geografia possui diversos elementos essenciais capazes de ofertar subsídios e estratégia para explicar detalhes que contribuem para fortalecer o ensino. Unindo esses dois universos, construiu-se o presente artigo que possui como meta relacionar a sustentabilidade nas florestas nativas ao ensino de Geografia, dando ênfase à preservação ambiental. Dessa forma, esse estudo bibliográfico contou com referenciais teóricos como Cortez e Ortigoza (2007), Nagagata (2006), Guisso e Baiôco (2017) e Souza (2012). Foram utilizadas, da mesma forma, artigos constantes em diversos indexadores, SciELO e Scholar, e na base de dados da CAPES a fim de verificar a relevância da presente investigação. Espera-se, portanto, com essa pesquisa, destacar, nos contextos escolares de Educação Básica, a importância de se trabalhar com as florestas nativas nas aulas de Geografia, ressaltando o papel imprescindível da sustentabilidade ambiental.

Biografia do Autor

Lourival Alves de Araújo

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade do Tocantins (2008). Pós-graduação em: Recursos Humanos, Comunicação Empresarial, Marketing, Ciências da Educação. Mestrando em Educação pela Universidad Interamericana.

Downloads

Publicado

2021-03-24

Como Citar

ARAÚJO, L. A. de. SUSTENTABILIDADE NAS FLORESTAS NATIVAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 89–106, 2021. DOI: 10.29327/232022.1.2-7. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/16. Acesso em: 23 abr. 2024.