EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PÓS-ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA NA EUROPA

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

Autores

  • Iracema Hofman de Souza
  • Poliana Hofman de Souza Cupertino

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2022.202

Palavras-chave:

Educação, Formação Profissional Pós-Escolaridade, Portugal.

Resumo

Ampliar os conhecimentos na área da educação para além do território brasileiro são referenciais significativos para uma visão pedagógica mais ampliada principalmente no que se refere à formação dos jovens e adultos em escolas brasileiras, em virtude das características entre Brasil e Portugal que marcaram o século XX e ainda presentes na atualidade. Entre elas, por exemplo, a baixa taxa de escolarização dos jovens e os índices de analfabetismo. Assim, nesta pesquisa pretende-se detalhar a educação e a formação profissional pós-escolaridade obrigatória na Europa, com ênfase nas experiências pedagógicas de Portugal. Posto isso, espera-se dar destaque às experiências e às ideias que servirão de reflexão para analisar as mudanças referentes aos modelos de formação, aos riscos e obstáculos para sua implantação, bem como os pontos positivos e negativos observados ao longo dos anos nos processos de educação e formação na sociedade do conhecimento e da informação.

Biografia do Autor

Iracema Hofman de Souza

Mestre em Ciências da Educação, na especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos (2021) pela Universidade Lusófona de Humanidades - ULHT. Pós-graduada em Ciências da Educação (2014), pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIN); Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2010), pelo IFES; Matemática (2000), pela FERLAGOS e Planejamento Educacional (1995), pela UNIVERSO.  Licenciada em Matemática (1999), pela Universidade Iguaçu; Pedagogia (1991), com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Supervisão Escolar, pela Faculdade Ciências Aplicadas Sagrado Coração; e Ciências do 1º Grau (1983) pela UFES. Pedagoga na Rede Pública Estadual do Espírito Santo, desde 2006, Diretora Escolar na Rede Pública Municipal de Linhares-ES (2001-2005) e Professora da Educação Básica (1985-2017), inicialmente no componente curricular de Ciências do 1º grau e depois matemática. 

Poliana Hofman de Souza Cupertino

Mestre em Ciências da Educação, na especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, de Lisboa, Portugal. Especialista em Ciências da Educação pela Faculdade de Teologia Integrada, FATIN. Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade Pitágoras de Linhares. É Tecnóloga em Silvicultura pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares. Exerce função docente como professora de Ciências em escola da rede pública do estado do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

SOUZA, I. H. de .; CUPERTINO, P. H. de S. EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PÓS-ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA NA EUROPA: EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 3–29, 2022. DOI: 10.56069/2676-0428.2022.202. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/202. Acesso em: 18 abr. 2025.