ACESSIBILIDADE COMO DIRETO FUNDAMENTAL

Autores

  • Euclelia Cunha de Souza

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2022.206

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação, Direito.

Resumo

A educação é parte essencial da formação do desenvolvimento humano, individual e coletivo, que busca a solidariedade, pois enquanto houver um povo educado não é fácil de manipular, por isso nas nações têm o dever fundamental de investir em educação de qualidade que ajude seu progresso. Diante disso, este estudo tem a meta de analisar a aplicação da acessibilidade no campo educacional de acordo com a legislação nacional em harmonia com a Convenção das Pessoas com Deficiência, para que as pessoas com necessidades educativas especiais não estejam em estado vulnerável em uma educação equitativa.

Biografia do Autor

Euclelia Cunha de Souza

Mestra em Ciência da Educação, pela universidade três Fronteiras/UNINTER-Paraguai, Doutoranda em Ciência da Educação, pelo instituto ICAP/Pará. Pós-graduada em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar pela faculdade de Teologia e Ciências Humanas–FATECH-AP, Pós Graduada em Lato sensu em Educação- Faculdade ATUAL-AP. Pós Graduada em docência do ensino SuperiorUNINTER-AP e Pós Graduada em Pericia e Auditória Ambiental- IBPEX-AP. Pós Graduada em Educação Inclusiva pela faculdade APOENA-Ap. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá–UNIFAP-AP. Graduada em Bacharel em Direito-CEAP-AP. Autora dos artigos científicos publicado no ano de 2016 pela Webartigos, com os títulos: 1- A importância da Educação de Gerenciamento de Resíduos Urbanos em face da Sustentabilidade Ambiental e, 2- A inserção de alunos com TEA no contexto escolar: Reflexões e Ações Educativas no Centro Educacional Raimundo Nonato dias Rodrigues/CERDR. Professora do Amapá, cerca de 29 anos, trabalha com Atendimento Educacional Especializado com Estimulação visual com crianças de baixa Visão.

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

SOUZA, E. C. de. ACESSIBILIDADE COMO DIRETO FUNDAMENTAL. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 71–81, 2022. DOI: 10.56069/2676-0428.2022.206. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/206. Acesso em: 6 jul. 2025.