As Inteligências de Gardner no Âmbito Educativo

Autores

  • João Kleber Ferreira Góes
  • Maria Aparecida Soares Góes

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2022.234

Palavras-chave:

Inteligência, Gardner, Educação.

Resumo

Atualmente, no século XXI, observa-se que surge, na maioria das nações pobres, uma conscientização incipiente sobre esta situação de dependência e submissão. Hoje já se tem consciência de que todo projeto social dessas nações é engendrado de fora para dentro. É uma realidade descrita na antologia econômica por diversos autores. Nesse contexto, as inteligências múltipla e emocional fazem parte de um processo em que o pensar que as pessoas são inteligentes ou não, que nasceram assim, que esse é um dado é imutável e que os testes podem dizer se o indivíduo é um dos inteligentes ou não, está relegado à condição de mudança a partir de novos paradigmas que caracterizam a importância da inteligência. Desse modo, este estudo tem a meta de discorrer sobre as inteligências de Gardner no contexto educativo.

Biografia do Autor

João Kleber Ferreira Góes

Professor de Ensino da Arte, Graduado em Artes com habilitação em Música, Especialista em Tecnologia Educativa, Mestre em Ciências da Educação desenvolvendo suas atividades na área do ensino da arte na Unidade de Ensino Médio.

Maria Aparecida Soares Góes

Professora de História, Graduada em Licenciatura e Bacharel em História, Especialista em História e Geografia do Brasil, Mestre em Ciências da Educação desenvolvendo suas atividades na área de Ciências da Educação na Unidade de Ensino Médio e Superior.

Referências

ANTUNES, C. Inteligências múltiplas e seus jogos: inteligência linguísti-ca, vol.7/Celso Antunes. 2ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.

ANTUNES, C. Inteligências múltiplas e seus jogos: inteligências pessoais e inteligência existencial, vol.7/Celso Antunes. 3ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012b.

ANTUNES, C. Inteligências múltiplas II, Petrópolis-RJ: ATTA, 2012c.

DECKER, S.S.; PEREIRA, E. R. Trabalhando a percepção do corpo e a au-toestima na terceira idade: relato de experiência, Curitiba: Centro Reichia-no, 2009.

FREIRE, P. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação. São Paulo-SP: Centauro, 2001.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade, Rio de Janeiro-RJ: Paz e Terra, 1996a.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo-SP: Paz e Terra, 1996b.

GADOTTI, M. Escola cidadã, São Paulo-SP: Cortez, 2008.

GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Tradução Adalgisa Campos da Silva, Rio de Janeiro-RJ, Editora Objetiva, 2000.

GARDNER, Howard. As 5 mentes do futuro. Porto Alegre-RS, Editora Artes Médicas, 2007.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas – a teoria na prática, Porto Ale-gre-RS, Editora Artes Médicas, 1995

GOLEMAN, D. Inteligência emocional – a teoria revolucionária que redefi-ne o que é ser inteligente, Rio de Janeiro-RJ, Editora Objetiva, 2012.

LURIA, A. R. Desenvolvimento Cognitivo. SP, ìcone Editora, 2008.

MARINHO, P. A pesquisa em ciências humanas, Petrópolis-RJ: Vozes, 1980.

MERLO, Á.R. Crespo e outros. Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea, Brasília-DF:Conselho Federal de Psicologia, 2010.

RODRIGUES, M.V.C. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

SACKS, O. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu, Lisboa, Portugal: Relógio D’água, 1997.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional, Petrópolis-RJ: Vo-zes, 2002.

VASCONCELOS, M.J.E. Pensamento sistêmico – O novo paradigma da ciência, Campinas-SP: Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

GÓES, J. K. F.; GÓES, M. A. S. . As Inteligências de Gardner no Âmbito Educativo. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 41–53, 2022. DOI: 10.56069/2676-0428.2022.234. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/234. Acesso em: 18 abr. 2025.