Reflexões Sobre a Formação do Servidor Público e Importância da Inteligência

Autores

  • Maria Aparecida Soares Góes
  • João Kleber Ferreira Góes

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.236

Palavras-chave:

Formação, Inteligência, Servidor Público.

Resumo

A inteligência emocional acaba por ser uma competência que ocupa um lugar cada vez mais destacado e necessário nas pessoas, para lidar com os múltiplos incidentes que ocorrem no desempenho do trabalho no dia a dia. Para isso, seguindo, vivemos em uma época em que a perspectiva do futuro depende da capacidade de se controlar e administrar adequadamente nossos relacionamentos. O desenvolvimento de competências é um tema de preocupação permanente das empresas e organizações, que na sua vontade de dispor dos melhores recursos humanos em cargos de gestão e na necessidade de selecionar profissionais capazes de tomar as decisões adequadas e necessárias que permitam a sobrevivência da geração de processos de treinamento para ter uma visão mais estratégica, uma gestão adequada dos recursos que são confiados e um correto direcionamento do pessoal subordinado. Por essa razão, este artigo tem a meta de compreender a correlação da percepção da inteligência na formação do servidor público a fim de favorecer os processos de aprimoramento funcional.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Soares Góes

Professora de História, Graduada em Licenciatura e Bacharel em História, Especialista em História e Geografia do Brasil, Mestre em Ciências da Educação desenvolvendo suas atividades na área de Ciências da Educação na Unidade de Ensino Médio e Superior.

João Kleber Ferreira Góes

Professor de Ensino da Arte, Graduado em Artes com habilitação em Música, Especialista em Tecnologia Educativa, Mestre em Ciências da Educação desenvolvendo suas atividades na área do ensino da arte na Unidade de Ensino Médio.

Referências

ANTUNES, C. Inteligências múltiplas e seus jogos: inteligência lingüística, vol.7/Celso Antunes. 2ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.

ANTUNES, C. Inteligências múltiplas e seus jogos: inteligências pessoais e inteligência existencial, vol.7/Celso Antunes.3ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012b.

ANTUNES, C. Inteligências múltiplas e seus jogos: introdução, vol.1/Celso Antunes. 3ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012a.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988. Texto Constitucional de 5 de ou-tubro de 1988, Brasília-DF: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técni-cas, 1997.

COTRIM, G. História e consciência do Mundo, São Paulo: Saraiva, 1999.

DEWEY, J. Experiência e educação, Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade, Rio de Janeiro-RJ: Paz e Terra, 1996a.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo-SP: Paz e Terra, 1996b.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas – a teoria na prática, Porto Alegre-RS, Editora Artes Médicas, 1995

GOLEMAN, D. Inteligência emocional – a teoria revolucionária que redefi-ne o que é ser inteligente, Rio de Janeiro-RJ, Editora Objetiva, 2012.

GOLEMAN, D. Inteligência Social, Rio de Janeiro-RJ, Editora Objetiva, 1995.

GOLEMAN, D. Trabalhando com a inteligência emocional, Rio de Janeiro-RJ, Editora Objetiva, 1999

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro-RJ: Editora Forense, 1967

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

GÓES, M. A. S.; GÓES, J. K. F. . Reflexões Sobre a Formação do Servidor Público e Importância da Inteligência. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 3–21, 2023. DOI: 10.56069/2676-0428.2023.236. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/236. Acesso em: 28 mar. 2024.