Considerações sobre Inteligência e Formação no Serviço Públlico

Autores

  • João Kleber Ferreira Góes
  • Maria Aparecida Soares Góes

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.239

Palavras-chave:

Formação no Serviço Público, Inteligência, Laboralidade.

Resumo

O desenvolvimento produtivo do cidadão requer incentivo e prerrogativas educacionais que impulsionem sua capacidade de desenvolvimento intelectual e, consequentemente, político, social, profissional e familiar. O desenvolvimento das inteligências múltiplas e do equilíbrio emocional se faz necessário para promover a comunicação interpessoal e a tolerância das diversas relações humanas em todos os setores da sociedade. Atualmente, quase todos os setores da vida profissional, social, cultural, educacional e religiosa exigem trabalho em equipe, o homem já não pode trabalhar sozinho, uma exigência do paradigma sistêmico; natureza e homem interagem numa subjetividade na qual as relações humanas são baseadas na interação dos indivíduos.  A divisão do trabalho cada vez maior torna o dia a dia dos setores de trabalho mais dependente da equipe e dos indivíduos que a compõem para que o mesmo seja desenvolvido com eficiência e eficácia. Dessa forma, o presente estudo conta com o escopo de reconhecer a importância da formação para a composição laboral do servidor público, abarcando os estudos voltados para a inteligência.

Biografia do Autor

João Kleber Ferreira Góes

Professor de Ensino da Arte, Graduado em Artes com habilitação em Música, Especialista em Tecnologia Educativa, Mestre em Ciências da Educação desenvolvendo suas atividades na área do ensino da arte na Unidade de Ensino Médio.

Maria Aparecida Soares Góes

Professora de História, Graduada em Licenciatura e Bacharel em História, Especialista em História e Geografia do Brasil, Mestre em Ciências da Educação desenvolvendo suas atividades na área de Ciências da Educação na Unidade de Ensino Médio e Superior.

Referências

CHIAVENATO, I. Carreira e competência: gerenciando o seu maior capital, São Paulo-SP: Saraiva, 2002.

COTRIM, G. História e consciência do Brasil, São Paulo: Saraiva, 1999a.

COTRIM, G. História e consciência do Mundo, São Paulo: Saraiva, 1999b.

DAMATTA, R. Relativizando, uma introdução à antropologia social, Rio de Janeiro-RJ,: Rocco, 1991.

GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Tradução Adalgisa Campos da Silva, Rio de Janeiro-RJ, Editora Objetiva, 2000.

GOLEMAN, D. Inteligência Social, Rio de Janeiro-RJ, Editora Objetiva, 1995.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

GÓES, J. K. F.; GÓES, M. A. S. . Considerações sobre Inteligência e Formação no Serviço Públlico. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 54–62, 2023. DOI: 10.56069/2676-0428.2023.239. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/239. Acesso em: 22 out. 2024.