Educação Inclusiva de Estudantes Surdos
Discussões que Precisam ser Compartilhadas
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.248Palavras-chave:
Avaliação, Alunos Surdos, Currículo Inclusivo, Educação Inclusiva.Resumo
O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão pedagógica sobre a avaliação do aluno surdo no marco de um modelo educacional inclusivo que o reconheça como membro real e potencial de um grupo linguístico minoritário. Algumas considerações teóricas, metodológicas e linguísticas relacionadas a esse processo são elaboradas a partir de uma perspectiva qualitativa e apresentam uma sucinta análise teórica referente aos estudos em educação e sua aplicação no ensino inclusivo. Da mesma forma, faz recomendações vinculadas a técnicas e instrumentos de avaliação adaptados às necessidades particulares dos estudantes e oferece uma visão da atividade avaliativa centrada na experiência docente e na realidade da comunidade surda.
Referências
BEHARES, L. Comunicação, linguagem e socialização do surdo: uma vi-são geral. Montevidéu, Universidade da República do Uruguai. 1987.
DAVIS, H.; SILVERMAN, Audição e surdez . México; A Imprensa Mexicana. 1971.
MASSONE, M. I.; JOHNSON, R. E. Termos de parentesco na língua de sinais argentina. Sign Language Studies, 73: 347-360, 1991.
MORALES, A. A comunidade surda de Caracas: uma narrativa sobre seu mundo. Trabalho inédito de doutorado em educação, Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Instituto Pedagógico de Caracas. 2008.
PELUSO, L. Dificultades en la implementación de la educación bilingüe para el sordo: El caso Montevideo. En Skliar, C. (Comp.), Actualidad de la educación bilingüe para sordos. Vol. 2, pp. 87-102, 1999.
PEREZ, Y. A produção de histórias escritas por escolares surdos: uma experi-ência pedagógica baseada na lingüística textual. Investigação e Pós-Graduação, 1 7(2), 11-52, 2001.
SHEA, T.; BAUER, A.M. Educación Especial: Un enfoque ecológico. México: Mc. Graw Hill. 1999.
SKLIAR, C. A educação do Surdo. Uma reconstrução histórica, cognitiva e pedagógica. Argentina, Universidade de Cuyo. 1999.
VIADER, M. Diseños y análisis de experimentos en ciencias del compor-tamiento. Barcelona: PPU. 1996.