Relação da Formação Continuada Docente com a Indisciplina Discente um Imbricamento Necessário

Autores

  • Ednalda Alves Moreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.258

Palavras-chave:

Indisciplina, Formação Docente, Educação Básica.

Resumo

O mau comportamento dos alunos, a falta de incentivos aos professores e sua má formação são as principais causas que impedem que o desenvolvimento docente seja efetivo, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Por essa razão, formar o profissional de educação para lidar com essas questões é imperioso e essencial. Desse modo, este estudo tem a meta de discorrer sobre o imbricamento dos processos formativos continuados para professores com a situação da indisciplina de alunos no contexto educativo. Portanto, espera-se, com esse estudo, que as autoridades forneçam mais incentivos aos professores e que as escolas ampliem o suporte dado a esses profissionais a fim de que estes participarem de mais processos formativos destinados à solução desse problema que, geralmente, dificulta a aprendizagem dos estudantes de Educação Básica e influencia negativamente na qualidade da saúde mental dos docentes. 

Biografia do Autor

Ednalda Alves Moreira dos Santos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2008). Professora da rede pública Municipal de Ensino de Porto Seguro, Bahia. Com Pós-Graduação “Lato Sensu”. Administração Escolar (2011), Políticas Públicas e Contextos (Educativos (2016). Com Mestrado em Ciências da Educação , no Curso de Ciências da Educação, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa – Portugal, 2021).   

Referências

ANTUNES, C. Qual disciplina deseja quem reclama da indisciplina?. 2005. Disponível em: . Acesso em: 13 de jan. 2018.

Artmed Editora. 2000

AZZI, S. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber

Candombá–Revista Virtual, v. 2, n. 1, jan – jun 2006. pp. 14–23, 2018. Dis-ponivel em: <https://www.google.com.br> Acesso em 13 jan.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática edu-cativa. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2002.

GARRIDO, E. Sala de aula: espaço de Construção do Conhecimento para o Aluno e de pesquisa e Desenvolvimento Profisional para o Professor. In.: CAS-TRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensinar a Ensinar: didática para uma escola fundamental e média. A didática em Ação. São Paulo: Thom-son Learning, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e Formação de Professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez. 2012.

NÓVOA, A. Os professores na mira de todos os discursos. “Os professores estão na mira de todos os discursos. São o alvo mais fácil a abater”. Revista Pátio. Ano VII, Nº 27, Dilemas Práticos dos Professores, Educarte. Agosto - Outubro. 2003.

NUNES, M. A. Uma (re)organização pedagógica na prevenção da

pedagógico. In.: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade do-cente. 8. ed. São Paulo: Cortez. 2016

PEREIRA, M. Indisciplina escolar: concepções dos professores e relações com a formação docente. Dissertação (Mestrado em Educação), Universida-de Católica Dom Bosco, Campo Grande, Brasil. 2009

PERRENOUD, P. Dez Novas Incompetências para ensinar. Porto Alegre: indisciplina na escola. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação), Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Lisboa. Portugal. 2013.

RATTO, A. L. S. Livros de Ocorrência. (In)disciplina, Normalização e

REBELO, R. A. A. Indisciplina escolar: causas e sujeitos. Petrópolis, RJ:

SANTOS, C. F. dos. Nunes, M. F. A Indisciplina no Cotidiano Escolar.

Subjetivação. São Paulo: Cortez. 2007.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vo-zes, 2016.

VASCONCELLOS, C. S. Para onde vai o professor? Resgate do Professor como Sujeito de Transformação. 13 ed. São Paulo, Brasil. Libertad. 2008.

Vozes. 2005.

Downloads

Publicado

2023-03-22

Como Citar

SANTOS, E. A. M. dos. Relação da Formação Continuada Docente com a Indisciplina Discente um Imbricamento Necessário. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 3–12, 2023. DOI: 10.56069/2676-0428.2023.258. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/258. Acesso em: 21 nov. 2024.