Comportamento Geral
O Posicionamento de Gonzaguinha Frente à Ditadura Militar Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.261Palavras-chave:
Gonzaguinha, Ditadura Militar Brasileira, MPB.Resumo
A relação entre as variadas formas de manifestações artísticas e a sociedade há muito é objeto de estudos, sob variadas vertentes teóricas. Em nosso país, vários foram os escritores e pesquisadores que se dedicaram ao estudo das relações entre arte e sociedade brasileira. Recentemente, temos observado uma espécie de onda política que teve seu ápice no último dia 08/01/2023, com a invasão e depredação do Congresso, do Palácio do Planalto e do Palácio do Alvorada. Muitas pessoas, em variados momentos, pediram intervenção militar em nosso país e muitos fizeram apologia ao regime militar brasileiro. É importante lembrar que, durante tal regime de exceção, muitos artistas foram censurados, vários foram exilados e muitos se posicionaram frente ao regime instalado. Dessa forma, no presente artigo, apresentamos um recorte de nossa pesquisa que tratou da produção artística de Gonzaguinha como oposição ao regime militar brasileiro. A partir da análise da composição Comportamento Geral, pretendemos evidenciar o posicionamento político do compositor sobralense.
Referências
FARIAS, Geania N. As imagens discursivas do brasileiro nas canções de Gonzaguinha. 2011. Dissertação. (Programa de pós-graduação em Linguísti-ca) — Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
FICO, Carlos. “Prezada censura”: cartas ao regime militar. Rio de Janeiro: Topoi, 2002. Acesso em 12 de março de 2019.
‘Guernica’, obra-prima de Pablo Picasso. Revista Prosa Verso e Arte. 6 de fevereiro, de 2017. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/guernica-obra-prima-de-pablo-picasso/. Acesso em 12 de março de 2019.
GREEN, James N. Apesar de vocês: oposição à ditadura brasileira nos Esta-dos Unidos, 1964-1985 / James N. Green; tradução S. Duarte; São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MENEZES, Leila Medeiros de. COM A BARBA DO SEU TEMPO SOBRE SEUS OMBOROS: GONZAGUINHA E A POLÍTICA DO SILÊNCIO. Rio de Ja-neiro: Cifefil, 2008. Acesso em 12 de março de 2019.
MIRANDA, Rodrigo. Ativismo Artístico, a arte como protesto político. Pós-graduação em jornalismo cultural – UERJ, Rio de Janeiro, Julho de 2013. Acesso em 11 de março de 2019.
MOREIRA, Daniela B. PARADA OBRIGATÓRIA PARA PENSAR: ENGAJA-MENTO E MERCADO NAS CANÇÕES DE GONZAGUINHA. 2019. Tese. (Pro-grama de pós-graduação em Letras) — Universidade Federal do Espírito San-to, Vitória, 2019.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Literatura e/ou música, hoje: poesia sonora ou música concreta? In: NOVA, Vera Casa; ARBEX, Márcia e BARBOSA, Márcio Venício (Org.). Interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
SCHWARCZ, Lilia M. & STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Pau-lo: Editora Schwarcz S.A, 2016.
SILVA, Aretuza P. S. V. Cantando a insatisfação: os recursos linguísticos-expressivos na obra de Gonzaguinha. 2009. Dissertação. (Centro de educação e humanidades) —Instituto de Letras, Rio de Janeiro, 2009.
VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.