Idos de Papel, Vindos em Tela
A Literatura em era Digital
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.273Palavras-chave:
Literatura Digital, Hábitos de Leitura, Competência Leitora, Comunicação Digital.Resumo
O presente artigo tem a meta de refletir sobre a leitura literária e o leitor e sobre as mudanças vivenciadas pelas novas formas de literatura digital impressas nos hábitos de leitura. Nesse contexto, entende-se que a literatura é uma forma de expressão artística que manifesta ostensivamente as mudanças vividas pela cultura em uma longa tradição de séculos. Aristóteles já significava a capacidade particular da poesia de "mover" o humor e sua versatilidade especial para renovar a linguagem. Durante séculos, a literatura tem sido uma fonte precisa não apenas para entender como diversos cenários culturais foram forjados, mas também para saber como eles foram lidos e interpretados esteticamente. Esta interpretação da literatura como discurso intencional, persuasivo e estético, que fornece um valioso suporte transversal para o estudo da cultura, leva-nos a perguntar-nos quais são as molas que a movem agora que estamos imersos na era digital a partir das mudanças por ela vivenciadas.
Referências
CAMPOS, A. O poeta do concreto e do eletrônico. Zero Hora, Porto Alegre, 25 mar. 2006. Caderno de Cultura, 2006.
CARR, N. The shallows. New York: W.W. Norton & Company, 2010.
COLLINS, J. Bring on the books for everybody. How literary culture became popular culture. Durham: Duke University Press, 2010.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
JENKINS, H. Convergence culture: where old and new media collide. New York: New York University Press, 2006.
JUCÁ, M. Repórter Pipoca entrevista Marisa Lajolo. Blog Pipoca Azul, 2015. On-line. Disponível em: http://goo.gl/UzMM2B. Acesso em: 1º mai. 2015.
KIRCHOF, E. R. Como ler os textos literários na era da cultura digital?. Estu-dos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 47, p. 203–228, jan. 2016.