Acessibilidade para Surdos em Ambientes Artístico-Culturais

Um Estudo de Caso sobre a FLIPELÔ - 2021

Autores

  • Ma. Irzyane dos Santos Cazumbá Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Dra. Jaciete Barbosa Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Dra. Sandra Rosa Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.300

Palavras-chave:

Acessibilidade linguística, Surdos, Ambientes artístico-culturais

Resumo

A participação das pessoas surdas nos espaços artístico-culturais é uma temática que emerge na contemporaneidade, mediante as inúmeras leis e documentos que asseguram os direitos de inclusão e acessibilidade a esse público, mas que porém ainda não consegue assegurar esses direitos em todos os ambientes das artes. Contudo, vivenciando esse processo de ter o direito, mas não encontrar os profissionais Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), para oferta da acessibilidade linguística, encontram-se os surdos falantes da Libras. Assim, o presente artigo objetiva apresentar algumas reflexões advindas da dissertação de mestrado que possui como tema acessibilidade para surdos em ambientes artístico-culturais: um estudo de caso sobre a FLIPELÔ - 2021. Para construção teórica, faz-se uso das obras literárias, tais como: Quadros (1997/2004), Strobel (2008), Skliar (1998), Perlin (2008). São trazidas algumas proposições elaboradas pelos usuários dos serviços de acessibilidade dos ambientes artístico-culturais da FLIPELÔ.

Biografia do Autor

Ma. Irzyane dos Santos Cazumbá, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Docente da Universidade do Estado da Bahia. Mestranda do Programa de Pós-graduação e Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Língua Brasileira de Sinais pelo Centro Universitário Internacional de Pós-Graduação. Graduada em Licenciatura em Letras/Libras. Desenvolve pesquisa na área de acessibilidade nos meios artísticos de Salvador para pessoas surdas; Membro do Grupo de Estudo Inclusão e Sociedade, Linha 1- PPGEduc; Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Acessibilidade e Arte- GA&A; Tradutora e intérprete de Língua de Sinais e Português -TILSP certificada pelo MEC /PROLIBRAS; Lê e compreende Espanhol. Universidade do Estado da Bahia - UNEB – DEDC Salvador/Bahia. http://lattes.cnpq.br/9163251218535414

Dra. Jaciete Barbosa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus I - Salvador/BA). Docente do Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB). Doutora em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC, 2009-2013), com Estágio Cientifico Avançado de Pós-Doutoramento no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade do Minho (UMinho), no quadro do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), desenvolvendo o projeto ?Violência e bullying em relação aos alunos com deficiência no contexto da educação inclusiva do Brasil/Bahia e de Portugal?( 2019/2021). Mestre em Educação Especial (UEFS/CELAEE, 1999-2002). Especialista em Leitura (PUC/RJ, 1996-1997), especialista em Supervisão Escolar (UEFS, 1996) e especialista em Alfabetização (IAT/FACED, 1994-1995). Graduada em Pedagogia (UEFS, 1988-1992). Atua na formação inicial e continuada de professores na área da Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO INCLUSIVA, com foco nas seguintes temáticas: inclusão educacional, direitos humanos, educação especial; preconceito, violência escolar, formação, universidade, deficiência intelectual e formação. Líder e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Inclusão e Sociedade, vinculado a Linha 1 do PPGEduC. Atualmente coordena a Secretaria de Acessibilidade e Inclusão da UNEB (SAIN, 2022) e coordena, no Estado da Bahia, a reaplicação da pesquisa Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência e Qualidade de Vida, de autoria do Prof. Dr. Carlos Gil Correia Veloso da Veiga da Universidade do Minho, em Portugal (UMinho /PT) e a pesquisa Violência contra pessoas com deficiência intelectual, de autoria do Prof. Dr. José Leon Crochík (USP). Tem formação em Educação Sistêmica e Comunicação Não Violenta e coordena o projeto de extensão Observatório de Educação: Violência, inclusão e direitos humanos da UNEB e conta com a publicação de livros e artigos referentes às temáticas com as quais tem atuado na condição de docente e pesquisadora. É Associada da Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Inclusión Educativa y Social (RIIE), UNAM, México. Universidade do Estado da Bahia - UNEB – DEDC Salvador/Bahia. http://lattes.cnpq.br/4465929888204182

Dra. Sandra Rosa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós Doc em Educação pela UFBA. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, com o tema Audiodescrição e a Linguagem Cinematográfica: um estudo de caso do filme Atrás das Nuvens. Profa. Titular na Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial NEDE/ UNEB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Acessibilidade Arte - GAA/ UNEB. Coordenadora de Acessibilidade, da Diretoria de Museus - Dimus. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Tradução Audiovisual - TRAMAD/ UFBA desde seu inicio 2005 até sua finalização, em 2020. Desenvolve pesquisas na área da audiodescrição e acessibilidade nas artes e também realiza assessoria e trabalhos profissionais com audiodescrição e acessibilidade artística (exposições; audiovisual; teatro; museus, espaços culturais). Produz o programa de audiodescrição, Arte Descrita Palavras para Imagens, para a Rádio Nova da Língua Portuguesa - RNLP. Atua principalmente nos seguintes temas: audiodescrição; acessibilidade nas artes/ cultura e metodologia da pesquisa. Universidade do Estado da Bahia - UNEB – DEDC. Salvador/Bahia. http://lattes.cnpq.br/5792517398457938

Referências

ALCÂNTARA, K. R. A (IN)ACESSIBILIDADE ARTÍSTICO-CULTURAL PARA SURDOS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE – MS. Local de Publicação: Editora: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.

ARAÚJO, T. C. S. O trabalho do intérprete de língua brasileira de sinais em escolas inclusivas: possibilidades e desafios. Editora: Universidade Federal do Estado da Bahia, Salvador, 2013.

COUTINHO, R. G. Artes, coleção temas de formação. São Paulo: Editora Universidade do Estado de São Paulo- UNESP, 2009.

FARIAS, S. R. R. Acessibilidade em contextos culturais. Paraíba, Ed. Realiza, 2020.

MAGALHAES E. JR. Sua majestade, o intérprete – o fascinante mundo da tradução simultânea. Parábola Editorial , São. Paulo, SP, 2007.

MIRANDA, Claudia. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Especial Para a Construção de Currículos Inclusivos. Curitiba: SEED, ano.2003.

MOURA, M. C. O surdo- Caminhos para construção de uma nova identidade. Editora Revinter, São Paulo, 2000.

PERLIN, G. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

PERLIN, Gladis; MIRANDA, Wilson. Surdos: o narrar e a política. In. Estudos Surdos – Ponto de Vista: Revista de Educação e Processos Inclusivos, n. 5, UFSC/ NUP/ CED, Florianópolis, 2003.

RIBEIRO, Djamile . O que É Lugar de Fala?. Belo Horizonte- MG: Editora Letramento, 2017.

QUADROS, R.; KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira - Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SANTANA, A. P. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. Editora Plexus, São Paulo, 2007.

SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.

SECULTBA. Salvador recebe primeira Festa Literária do Pelourinho em Agosto. Revista Museu cultura levada a sério, Salvador/ Ba, junho 2017. Disponível em: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/noticias/nacionais/3048-26-06-2017-salvador-recebe-primeira-festa-literaria-do-pelourinho-em-agosto.html. Acessado em 18 jul. 2023.

SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2001

SKLIAR, Carlos. Bilinguismo e biculturalismo. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998.

SOLUÇÕES, Simples. Associação Brasileira de Normas Técnica - ABNT. Treinamento de normas técnicas. Disponível em: ABNT NBR ISO 9001 2008 para treinamento. Disponível em: https://www.google.com/search?q=ABNT+2008&oq=ABNT+2008&aqs=chrome.69i57j0i22i30l3.5404j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8.

Acesso em: 17 jul. 2023

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

CAZUMBÁ, I. dos S.; SANTOS, J. B. dos; FARIAS, S. R. R. Acessibilidade para Surdos em Ambientes Artístico-Culturais : Um Estudo de Caso sobre a FLIPELÔ - 2021. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 18–30, 2023. DOI: 10.56069/2676-0428.2023.300. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/300. Acesso em: 14 maio. 2024.