Clima Organizacional, Atuação do Administrador Hospitalar e Saúde Mental

Triangulando Possibilidades

Autores

  • Pedro Paulo Moraes do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.306

Palavras-chave:

Administrador Hospitalar, Clima Organizacional, Saúde Mental.

Resumo

A relação entre saúde mental e administração hospitalar é fundamental para proporcionar um ambiente de cuidados de saúde eficaz e compassivo, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. A atenção à saúde mental não se limita apenas aos pacientes, mas também aos funcionários que trabalham nos hospitais. Em paralelo a isso, há a importância de se evidenciar o clima organizacional que, em contexto hospitalar, refere-se ao ambiente psicológico e emocional que existe dentro da instituição de saúde, ou seja, é uma combinação de sentimentos, atitudes, percepções e interações entre os funcionários, pacientes e administradores. Diante disso, este artigo almeja examinar a correlação entre os conceitos sobre clima organizacional e a ação laboral dos administradores atuantes em hospitais, considerando a prevalente preocupação com a saúde mental. Assim, um clima organizacional positivo em hospitais é fundamental para promover um ambiente de trabalho saudável, melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes e garantir a satisfação de todos os envolvidos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Moraes do Nascimento

Mestre em Administração e Especialista em Gestão Pública. Servidor Público Federal no cargo de Administrador na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

Azevedo, C. S. Gerência hospitalar: a visão dos diretores de hospitais públi-cos do município do Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado (Instituto de Me-dicina Social). Rio de Janeiro, RJ: Universidade Federal do Rio Janeiro, 1993.

CRUZ, R. Gestor Hospitalar. Revista Cathedral, v. 1, n. 1, p. 1, 30 ago. 2019.

KIRCHHOF, A. L. C.; CAPELLARI, C. Descrição das comunicações de aciden-tes de trabalho registradas no Instituto Nacional de Seguridade Social de Santa Maria, RS, no ano de 2000. Revista Gaúcha de Enfermagem, 25(2), 194, 2004.

PERUZZO, Hellen Emília et al. Clima organizacional e trabalho em equipe na estratégia saúde da família. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, pág. 721-727, 2019.

VALENTE, C. J. O papel da autonomia no tempo de trabalho nas insónias: Um modelo de mediação moderada da exaustão emocional e do clima or-ganizacional de saúde. Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

NASCIMENTO, P. P. M. do . Clima Organizacional, Atuação do Administrador Hospitalar e Saúde Mental: Triangulando Possibilidades. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 77–86, 2023. DOI: 10.56069/2676-0428.2023.306. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/306. Acesso em: 23 nov. 2024.