Para Além do Livro e da Mesa

Novas Metodologias para o Ensino de Inglês na Escola

Autores

  • Letícia Silva de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.309

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Inglês, Pedagogia Imaginativa, Metodologia Lúdica.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as Metodologias de ensino da Língua Inglesa, nas aulas de inglês do Colégio da Polícia Militar de Caldas Novas, descrever e comparar as metodologias de ensino, técnicas e abordagens na aprendizagem da língua inglesa e contribuir para melhorar as aulas de inglês apresentando a proposta de ensino da Pedagogia Imaginativa, contribuindo para a aprendizagem. A fundamentação teórica, baseia-se em estudos de diferentes abordagens de ensino de língua estrangeira e as metodologias e técnicas desenvolvidas na aprendizagem de uma segunda língua e a metodologia lúdica como ferramenta facilitadora da aprendizagem. A pesquisa com enfoque qualitativo pautado em coleta de dados, observações e entrevistas no Colégio da Polícia Militar de Caldas Novas Goiás no qual atende alunos do Ensino Fundamental e Médio, com a análise de dados tentará verificar se a metodologia utilizada transforma o ambiente escolar em um contexto motivador e atrativo, levando para a aprendizagem.

Biografia do Autor

Letícia Silva de Abreu

Possui Graduação em Letras Modernas - Licenciatura Plena - Habilitação em Português/Inglês pela Universidade de Rio Verde - GO - Pós graduação Latu Sensu - Metodologia do Ensino da Língua Inglesa Instituto Prominas - Belo Horizonte - MG e Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla - MG. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Internacional SEK Chile em Santiago- Chile. Professora de Língua Inglesa no Município de Caldas Novas - GO

Referências

BARROS, W. F. P. Tradução e Ensino de Língua Inglesa: uma abordagem funcionalista. Monografia do Curso de Letras do Centro de Formação de Pro-fessores da Universidade Federal de Campina Grande. Cajazeiras-PB, 2016.

COUTO, T. C. P. Métodos e Técnicas nas Aulas de Inglês. Web Revista Soci-odialeto, (pp. 125-151). Disponível em: https: //sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/96. Acesso em: 24 ago. 2023.

EGAN, K. Por que a Imaginação é Importante na Educação? In: FRITZEN, C. CABRAL, G.S. (Org.). In: Infância: Imaginação e Educação. (p.15- 35). Cam-pinas: Papirus, 2007.

FRADÃO, S. J. R. Inovar o Ensino de Inglês com Tecnologias Digitais: de-safios emergentes das conceções e práticas relatadas por professores. Disser-tação (Tese de doutorado). Lisboa. Universidade de Lisboa, 2020.

FREEMAN, D. L. ANDERSION. M., & MORRISEY, G. Assessment in Second Language Teacher Education. In: A. BURNS; J. C. RICHARDS (Eds.). The Cambridge Guide to Second Language Teacher Education (p. 77-90). New York: Cambridge University Press, 2009.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. A. Fundamentos da Metodologia Cientí-fica. In: Fundamentos da Metodologia Científica. Altas, 2003.

SCHNEIDER, M. N. (2010, outubro 10). “Abordagens de Ensino e Aprendiza-gem de Línguas: Comunicativa e Intercultural”, In: Contingentia, vol.5, nº1. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/contingentia/article/viewArticle/13321/7601 Acesso em: 24 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

ABREU, L. S. de . Para Além do Livro e da Mesa: Novas Metodologias para o Ensino de Inglês na Escola. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 112–118, 2023. DOI: 10.56069/2676-0428.2023.309. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/309. Acesso em: 23 nov. 2024.