Confabulando Saberes por Meio de Narrativas Moralizantes na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.314Palavras-chave:
Ensino, Fábulas, Anos Iniciais.Resumo
As fábulas são uma ferramenta eficaz para ensinar valores e lições morais, pois muitas delas apresentam personagens e situações que ilustram princípios éticos e comportamentais de forma acessível e memorável. Importante frisar que que ensinar valores por meio de fábulas é um processo gradual. Os alunos podem não internalizar imediatamente as lições morais, mas, ao longo do tempo e com repetição, esses valores podem se tornar parte de seu repertório ético e influenciar seu comportamento. Feitas essas considerações, o presente artigo objetiva analisar as fábulas em perspectiva pedagógica a fim de possibilitar a inserção facilitada dessas narrativas nas aulas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa maneira, observa-se ser importante criar um ambiente de sala de aula onde a discussão aberta e o questionamento sejam encorajados, permitindo que os alunos explorem os valores de maneira significativa.
Referências
FREITAS, Valéria Simões; DIKSON, Dennys. Retextualizando das fábulas aos quadrinhos: Um estudo sobre os aspectos da retextualização escrita em sala de aula. Entretextos, v. 20, n. 2, p. 145-174, 2020.
LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; BEZERRA, Renata Uchoa. A leitura de fábulas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Leitura, n. 67, p. 83-98, 2020.
MENEZES, Jones Baroni Ferreira; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; PAIXÃO, Germana Costa. Fábulas como material didático-pedagógico no ensino de pa-rasitologia. Revista Cocar, v. 14, n. 29, p. 666-679, 2020.
ZABINI, Maiara Caroline Gasparotto. Fábulas em quadrinhos: a intergenerici-dade em sala de aula. Estagiar: Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, v. 1, n. 3, p. 268-277, 2019.