Avaliação Participativa na Escola

Um Compromisso de Todos

Autores

  • Eronice Rodrigues Francisco

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.329

Palavras-chave:

Avaliação, Comunidade Escolar, Formas de Participação.

Resumo

A avaliação do processo de aprendizagem apresenta três formas de participação: autoavaliação, coavaliação e heteroavaliação, formas que sozinhas não conseguem cumprir a tarefa, por isso necessitam da presença do facilitador e dos participantes e, também, da utilização de estratégias, técnicas, procedimentos e instrumentos que lhes permitam evidenciar o processo, como é o caso do uso de checklists, escalas de estimativa, diários dos alunos, cartas aos professores ou professoras, formas de afetação e processos, portfólio, registros anedóticos, cadernos de anedotas, jogos, técnicas sociométricas como o sociograma e a escala de distância social, entre outros. Diante disso, este estudo almeja analisar as formas de participação dos membros da comunidade escolar em processos avaliativos sistemáticos efetivados no cotidiano escolar. Observou-se que todas as formas de avaliar proporcionam um ambiente agradável onde o participante pode expressar livremente tudo o que enriquece ou atrapalha o processo e tudo o que ele conseguiu aprender e o quanto precisa adquirir para se desenvolver na vida. Só assim a avaliação deixa de ser um instrumento de controle para medir o que o participante ainda tem a aprender e não o quanto adquiriu.

Biografia do Autor

Eronice Rodrigues Francisco

Primeiramente, farei um breve histórico da minha formação acadêmica e profissional. A minha formação acadêmica consiste inicialmente na graduação no curso de LETRAS (2007), oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT. Sou licenciada também em Pedagogia oferecida Faculdade Albert Einstein- FALBE. Sou especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdades Integradas de Cassilândia- FIC .Sou mestre em Ciências da Educação oferecido pela Universidad Gran Asunción- INIGRAN, localizada no Paraguai. Há doze anos tive a oportunidade de ingressar na carreira docente, atuando especificamente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Participei de vários cursos complementares e programas como Programa de Formação de Professores Alfabetizadores PROFA, curso de Extensão: Pró-LETRAMENTO em MATEMÁTICA, curso de Aperfeiçoamento para LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO para as séries iniciais do Ensino Fundamental

Referências

FERREIRA, Sandra Lúcia; OLIVEIRA, Eduardo Paiva. A autoavaliação institu-cional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades. Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 3, p. 1-13, 2021.

FERREIRA, Silvana. Evasão e Avaliação Escolar na Era da Educação Digi-tal: Por uma Prática de Ensino Participativa e Integrada às Demandas Sociais. Editora Appris, 2020.

GATTI, Bernardete A. O trabalho docente: avaliação, valorização, controvér-sias. Autores Associados, 2021.

MIGNOSI, Elena. Avaliação participativa e continuidade nas instituições educa-tivas de zero a seis anos: uma pesquisa-intervenção em um bairro da cidade de Palermo. Educar em Revista, v. 37, 2021.

VALLE, Maria Raimunda Lima et al. Avaliação participativa nos espaços peda-gógicos: análise de uma instituição escolar do Norte do Brasil. Regae-Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 9, n. 18, p. 1-17, 2020.

YAMASAKI, Flávia; WANDERBROOCKE, Ana Claudia; DE CAMARGO, Denise. Avaliação participativa de uma Universidade Aberta à Terceira Idade: perspec-tiva dos idosos. Revista Kairós-Gerontologia, v. 22, n. 1, p. 635-655, 2019.

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

FRANCISCO, E. R. . Avaliação Participativa na Escola: Um Compromisso de Todos. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 10, p. 24–35, 2023. DOI: 10.56069/2676-0428.2023.329. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/329. Acesso em: 11 abr. 2025.