A Inclusão Educacional do Sujeito Surdo
Direito Garantido ou Reprimido?
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.342Palavras-chave:
Surdo, Libras, Inclusão.Resumo
O presente artigo discute a inclusão educacional do sujeito surdo e seus direitos na sociedade, refletindo se estes estão sendo garantidos ou reprimidos. A fim de promover e debater acerca da inclusão do Ensino da Libras (Língua brasileira de Sinais) na educação infantil como garantia da inclusão educacional do sujeito surdo e de todas as pessoas, promovendo uma educação igualitária. Buscamos desenvolver o conceito que a inclusão da Libras como disciplina obrigatória nas escolas é a garantia do acesso a Libras e uma educação inclusiva a todos. Com isso, centramos essa pesquisa por meio de uma discussão bibliográfica, através de um referencial teórico buscando reflexões relacionadas às abordagens educacionais para a Educação Especial e Inclusão escolar do sujeito surdo. Foi desenvolvida uma pesquisa que aborda as contribuições da comunicação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Inclusão do sujeito surdo na sociedade ouvinte. O trabalho contou com embasamento metodológico referenciais de pesquisa de campo, analisando os vários fatores que podem contribuir como ferramentas facilitadoras diante do desafio da comunicação para entender e se fazer entendido no processo de integração educacional.
Referências
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Edu-cação Inclusiva, 2008.
CARVALHO, Lorena Resende. CARVALHO, Sebastião Donizete de. CUSTÓ-DIO, Willian Gomes. Educação Infantil: Saberes e práticas da inclusão: difi-culdades de comunicação e sinalização: surdez. 4ª ed. Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal... et.al.. – Brasília: MEC, Secretária de Educa-ção Especial, 2006.
DEUS, Maria de Lourdes Fonseca de. Surdez: Linguagem, comunicação e aprendizagem do aluno com surdez na sala de aula comum. Maringá - PR, 2011.
FURTADO, Júlio. Formar para a inclusão ou incluir para formar? Aprendiza-gem, A Revista da prática pedagógica, Pinhais/PR. Editora: Melo. Ano 2, n 8 – setembro/outubro / 2008.
GOIÁS. Superintendência de Ensino Especial da Secretária de Educação do Estado de Goiás. O inclusivo. Ano 1. n 11. junho/2005.