A Inclusão Educacional do Sujeito Surdo

Direito Garantido ou Reprimido?

Autores

  • Andreia Alves Gomes
  • Anna Beatriz Ribeiro
  • Rosana Reis Cantarelli Soares
  • Sônia Maria Gomes Araújo

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.342

Palavras-chave:

Surdo, Libras, Inclusão.

Resumo

O presente artigo discute a inclusão educacional do sujeito surdo e seus direitos na sociedade, refletindo se estes estão sendo garantidos ou reprimidos. A fim de promover e debater acerca da inclusão do Ensino da Libras (Língua brasileira de Sinais) na educação infantil como garantia da inclusão educacional do sujeito surdo e de todas as pessoas, promovendo uma educação igualitária. Buscamos desenvolver o conceito que a inclusão da Libras como disciplina obrigatória nas escolas é a garantia do acesso a Libras e uma educação inclusiva a todos. Com isso, centramos essa pesquisa por meio de uma discussão bibliográfica, através de um referencial teórico buscando reflexões relacionadas às abordagens educacionais para a Educação Especial e Inclusão escolar do sujeito surdo. Foi desenvolvida uma pesquisa que aborda as contribuições da comunicação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Inclusão do sujeito surdo na sociedade ouvinte. O trabalho contou com embasamento metodológico referenciais de pesquisa de campo, analisando os vários fatores que podem contribuir como ferramentas facilitadoras diante do desafio da comunicação para entender e se fazer entendido no processo de integração educacional.

Biografia do Autor

Andreia Alves Gomes

Graduanda do Curso de Pedagogia. Faculdade de Anicuns 2023

Anna Beatriz Ribeiro

Graduanda do Curso de Pedagogia. Faculdade de Anicuns 2023.

Rosana Reis Cantarelli Soares

Graduanda do Curso de Pedagogia. Faculdade de Anicuns 2023.

Sônia Maria Gomes Araújo

Orientadora, Professora Doutora em Ciências da Educação.

Referências

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Edu-cação Inclusiva, 2008.

CARVALHO, Lorena Resende. CARVALHO, Sebastião Donizete de. CUSTÓ-DIO, Willian Gomes. Educação Infantil: Saberes e práticas da inclusão: difi-culdades de comunicação e sinalização: surdez. 4ª ed. Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal... et.al.. – Brasília: MEC, Secretária de Educa-ção Especial, 2006.

DEUS, Maria de Lourdes Fonseca de. Surdez: Linguagem, comunicação e aprendizagem do aluno com surdez na sala de aula comum. Maringá - PR, 2011.

FURTADO, Júlio. Formar para a inclusão ou incluir para formar? Aprendiza-gem, A Revista da prática pedagógica, Pinhais/PR. Editora: Melo. Ano 2, n 8 – setembro/outubro / 2008.

GOIÁS. Superintendência de Ensino Especial da Secretária de Educação do Estado de Goiás. O inclusivo. Ano 1. n 11. junho/2005.

Downloads

Publicado

2023-11-25

Como Citar

GOMES, A. A.; RIBEIRO, A. B. .; SOARES, R. R. C.; ARAÚJO, S. M. G. A Inclusão Educacional do Sujeito Surdo: Direito Garantido ou Reprimido?. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 11, p. 65–76, 2023. DOI: 10.56069/2676-0428.2023.342. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/342. Acesso em: 11 abr. 2025.