Pra Sentir, Pra Acolher
O Manejo de Habilidades Intra e Interpessoais na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.346Palavras-chave:
Desenvolvimento, Educação Infantil, Interpessoalidade, Intrapessoalidade.Resumo
O contexto de ensino na educação infantil é um ambiente crucial para o desenvolvimento integral das crianças. Nessa fase, a educação é concebida como um processo global, no qual aspectos sociais, emocionais, físicos e cognitivos se entrelaçam de maneira significativa. Ainda nesse contexto, A abordagem pedagógica na educação infantil é sensível às necessidades individuais de cada criança. Os educadores observam, escutam e interagem com os pequenos, reconhecendo e respeitando seus ritmos e estilos de aprendizagem. A flexibilidade é fundamental para adaptar as estratégias de ensino de acordo com as habilidades e interesses de cada criança. Por tais razões, objetiva-se com esse estudo explorar a importância das habilidades intrapessoais, relacionadas ao autoconhecimento, autorregulação emocional e autoeficácia, e interpessoais, relacionadas à interação social, empatia e habilidades de comunicação, no contexto da educação infantil. Assim, espera-se promover e proporcionar um alicerce crucial para o futuro desenvolvimento das crianças, incentivando a curiosidade, a autonomia e o prazer pelo aprender.
Referências
ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educa-ção básica. Construção psicopedagógica, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016.
ERES, R.; MOLENBERGHS, P. (2013). The influence of group membership on the neural correlates involved in empathy. Frontiers in human neuroscience, 7:176. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236654787_The_influence_of_group_membership_on_the_neural_correlates_involved_in_empathy. Acesso em: 11 nov. 2023.
KRZNARIC, Roman. O poder da empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Editora Schwarcz: Companhia das Letras, 2015.
MANSANI, Mara. Com quantas relações se constrói uma sala de aula? (25/06/2019) Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18020/blog-de-alfabetizacao-gestao-de-sala-de-aula-como-cuidar-das-relacoes-interpessoais. Acesso em: 11 nov. 2023.
PENA, Anderson Córdova; ALVES, Gisele; PRIMI, Ricardo. Habilidades socio-emocionais na educação atual. Boletim Técnico do Senac, v. 46, n. 2, 2020.
SILVA, Luís Antônio dos Santos; NUNES, Maria Augusta Silveira Netto. Desen-volvimento da empatia na educação: o estado da arte. Perspectivas de atua-ção no caos: textos e contextos, 2020. Disponível em: http://almanaquesdacomputacao.com.br/gutanunes/publications/capluis.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.
SWAN, Paul; RILEY, Philip. " Mentalization": A Tool to Measure Teacher Em-pathy in Primary School Teachers. Australian Association for Research in Education (NJ1), 2012.
VEDOVE, Juliana Cereda Dale; DE CAMARGO, Rosi Teresinha Munaretti. A influência da empatia na relação tutor-aluno. Revista Intersaberes, v. 3, n. 6, p. 155-165, 2008.