Dilemas e Desafios para a Formação de Professores sob a Perspectiva da Inclusão Educacional
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.367Palavras-chave:
Formação Docente, Inclusão, Educação Básica.Resumo
A formação de professores enfrenta dilemas e desafios significativos quando considerada sob a perspectiva da inclusão educacional. A necessidade de preparar educadores para atender à diversidade de necessidades dos alunos, incluindo aqueles com deficiência, demanda uma abordagem abrangente e sensível. Os desafios incluem a garantia de que os professores adquiram conhecimentos e habilidades específicas em relação à adaptação de práticas pedagógicas, o desenvolvimento de estratégias inclusivas e a promoção de ambientes de aprendizagem que acolham a diversidade. Dessa forma, este artigo tem a meta de examinar a inclusão educacional, entendida como um processo que tenta abordar situações e espaços de exclusão no sistema educacional, e os desafios que ela representa para a formação de professores. Os levantamentos em diversos estudos indicaram que é crucial enfrentar dilemas éticos relacionados à igualdade de oportunidades e ao respeito à individualidade de cada aluno. Assim, a formação de professores, portanto, deve abordar esses dilemas e desafios de maneira mais subjetiva, promovendo uma educação inclusiva que valorize a diversidade e proporcione uma experiência educacional equitativa para todos os estudantes.
Referências
AINSCOW, M. Rumo a escolas eficazes para todos. Manual para formação de equipes, Espanha: Narcea. 2001.
AINSCOW, M. Desenvolver sistemas educativos inclusivos: quais são as ala-vancas para a mudança. Jornal de Mudança Educacional , 6: 109-124, 2005.
BEYER, L. E. O valor das perspectivas críticas na formação de professo-res. Revista de Formação de Professores, 52: 151-161, 2001.
BOOTH, T.; M. AINSCOW, M. Guia para avaliação e melhoria da equação inclusiva. Índice de inclusão, Madrid: Consórcio Universitário para a Educação Inclusiva. 2000.
FERRI, B. A. Ensinando a problemas. Em S. Danforth e S. Gabel, Questões vitais enfrentadas pelos estudos sobre deficiência na educação (pp. 289-306). NY, Nova York: Peter Lang. 2006.
FREIRE, P. Pedagogia dos oprimidos, México: século XXI. 1998.
FUCHS, D.; FUCHS, L. S. Movimento de escolas inclusivas e a radicalização da reforma da educação especial, Crianças Excepcionais, 60: 294-309, 1994.
GRAHAM, L. Apanhado na rede: uma interrogação foucaultiana dos efeitos incidentais de noções limitadas de inclusão, International Journal of Inclusive Education, 10: 3-25, 2006.
GRAHAM, L.; SLEE, R. Inclusão? Artigo apresentado na Australian Educational Research Association. Conferência Anual, novembro, Sydney, 2005.
INFANTE, M.; MATUS, C. Políticas e práticas sobre diversidade: Reimaginando possibilidades para novos discursos, Deficiência e Sociedade (no prelo). 2009.
INFANTE, M., ORTEGA, P., RODRÍGUEZ, M., FONSECA, C., MATUS, C.; RAMÍREZ, V. (Co)Construção de discursos sobre diversidade. Trabalho apresentado no Primeiro Congresso Internacional A Universidade e a Atenção à Diversidade Cultural. Da discriminação à inclusão, novembro, Santiago, Chile. 2008.
LIPSKY, D. K.; GARTNER, A. Inclusão, reestruturação escolar e reconstrução da sociedade americana, Harvard Educational Review, 66: 762-796, 1996.
MUTUA, K.; SMITH, R. Perturbar a normalidade e as preocupações práticas dos professores em sala de aula. Em S. Danforth e S. Gabel, Questões vitais enfrentadas pelos estudos sobre deficiência na educação (pp. 122-132), NY, Nova York: Peter Lang. 2006.
RIEHL, C. J. O papel do diretor na criação de escolas inclusivas para diversos alunos: uma revisão da literatura normativa, empírica e crítica sobre a prática da administração educacional, Revisão da Pesquisa Educacional, 70: 55-81, 2000.
ROSA, N. Governando a alma , Londres, Inglaterra: Free Association Books. 1999.
SLEE, R. Inclusão na prática: a prática leva à perfeição?, Educational Revi-ew, 53: 113-123, 2001.
TENÓRIO, S. As representações sociais dos professores básicos das co-munas de Ñuñoa e Macul sobre a integração escolar. Tese de obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação. Pontifícia Universidade Católica do Chile, Santiago, Chile. 2007.
THOMSON, P.; GUNTER, H. A Metodologia dos Estudantes-Pesquisadores: Valorizando e usando experiência e conhecimento para desenvolver méto-dos, Discurso: estudos nas políticas culturais da educação, 28: 327-342, 2007.
TREGASKIS, C. Desenvolver práticas inclusivas através de conexões entre casa, comunidade e escola. Em S. Danforth e S. Gabel, Questões vitais en-frentadas pelos estudos sobre deficiência na educação (pp. 201-235), NY,