CARTAS PARA PEDRO ALMODÓVAR NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Bruno César Evangelista Silva

DOI:

https://doi.org/10.29327/232022.1.4-8

Palavras-chave:

Aulas Virtuais, Cultura, Língua Espanhola, Leitura, Escrita.

Resumo

O presente trabalho serviu de recurso para dinamizar as aulas virtuais de língua espanhola e refletir sobre o aprendizado desse idioma no período de pandemia nas Escolas Técnicas Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar e Etec de Mairiporã. Além de exercitar a escrita, a leitura e a comunicação, bem como discutir sobre a formação do docente para esse fim. Como objetivo buscou-se explorar a linguagem cinematográfica, o contato com a cultura e língua espanhola. Além de levar os alunos a melhorarem a interpretação e produção de textos em espanhol, confrontar opiniões e exprimir suas argumentações etc. Recorreu-se a metodologia qualitativa, baseada em revisões bibliográficas e pesquisas ancoradas em filmes e curtas metragens. Como resultados e conclusões os alunos tiveram contato com a língua, cinema e cultura espanhola, além de conhecer sobre as bibliografias dos roteiristas, ampliando, assim, sua bagagem cultural, além de aperfeiçoar a leitura e a escrita nessa língua alvo, através da produção escrita de cartas.

Biografia do Autor

Bruno César Evangelista Silva

Licenciado em Letras (Port-Esp-Ing) e Pedagogia, Especialista em Metodologia do Ensino de Espanhol, Língua Portuguesa e Literatura.

Referências

ALMODÓVAR, Pedro. Colóquio con Pedro Almodóvar. Madrid: Filmoteca Española, 1989.

ALMODÓVAR, Pedro. En la Ser. YouTube, 7 de março de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iBEV21eYhh8. Acesso em: 11 ago. 2014.

ALMODÓVAR, Pedro. Mulheres à beira de um ataque de nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios). Direção: Pedro Almodóvar. Produção: Esther García. El Deseo S. A: Madri, 1988.

ALMODÓVAR, Pedro. Tudo sobre minha mãe (Todo sobre mi madre). Direção: Pedro Almodóvar. Produção: Esther García. El Deseo S. A./Pathé: Madri, 1999.

ALMODÓVAR, Pedro. VOLVER. Produção: Esther García. El Deseo S.A.: Madri, 2006.

ARNHEIM, R. A arte do cinema. Edições 70: Lisboa, 1989.

EVANGELISTA, Bruno. Projetos Culturais nas Aulas de Língua Espanhola. Etec: São Paulo, 2020.

STRAUSS, Frederic. Conversas com Almodóvar. Jorge Zahar Editor Ltda: Rio de Janeiro, 2008.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

SILVA, B. C. E. CARTAS PARA PEDRO ALMODÓVAR NO ENSINO REMOTO. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 124–135, 2021. DOI: 10.29327/232022.1.4-8. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/41. Acesso em: 24 abr. 2024.