Considerações sobre a Etnomatemática na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.416Palavras-chave:
Educação, Etnomatemática, Matemática.Resumo
Este artigo busca apresentar reflexões sobre a importância da Etnomatemática na Educação Básica, destacando sua contribuição para uma educação mais inclusiva, contextualizada e significativa. Cabe esclarecer que a Etnomatemática é uma abordagem que reconhece e valoriza os saberes matemáticos presentes nas diferentes culturas e contextos sociais, promovendo a interculturalidade e o respeito à diversidade. Diante disso, esta pesquisa bibliográfica analisa pesquisas diversas com uma abordagem qualitativa a fim de trazer contribuições para o campo da Educação. Os resultados encontrados conduzem para a percepção de que a Etnomatemática é uma abordagem que pode contribuir significativamente para uma educação matemática mais inclusiva, contextualizada e emancipatória, promovendo o respeito à diversidade cultural e a valorização dos saberes matemáticos das diferentes comunidades e grupos sociais.
Referências
ÁVILA, A. Etnomatemática na educação indígena: é assim que se concebe, é assim que se põe em prática. Revista Latino-Americana de Etnomatemáti-ca, 7(1), 19-49, 2014.
BARTON, B. Dando sentido à etnomatemática: a etnomatemática fazendo sen-tido. Etnomatemática: papel, valor e significado, 2006.
BISPO, A. Enculturação matemática: A educação matemática numa perspecti-va cultural, Paidós Ibérica, 1999.
CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CAL-DART, Ro-seli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs). Por uma educação do cam-po. 2ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 147-158.
CRUZ, Jaqueline Zdebski da Silva; SZYMANSKI, Maria Lídia Sica. O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da Metodologia da Mediação Dia-lética. Práxis Educativa, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 445-465, dez. 2012. Uni-versidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar ou conhecer. Ática, 2005.
MONTEIRO, Alexandrina. A Etnomatemática em cenários de escolariza-ção: alguns elementos de reflexão. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 10, n. 1, p. 93-108, jan./jun, 2002.
OREY, D. C.; DOMITE, M. C. Dando sentido a etnomatematica: etnomate-mática fazendo sentido. (pp. 13-37), Zouk, 2006.
SOLER, S. D. La sistematización de experiencias del Proyecto Formación Aca-démica en Gestión Integral del Patrimonio Cultural. (Ponencia). Congreso In-ternacional Universidad 2020. La Habana, Cuba, 2020.
VILLAVICENCIO, M. El aprendizaje de las matemáticas no Proyecto Experi-mental de Educación Bilingüe de Puno y en el Proyecto de Educación Bilingüe Intercultural del Ecuador. Pluriculturalidad y aprendizaje de la matemática en América Latina. Experiencias y desafíos. Paidós, 2001.