Prerrogativas Sociais e Ensino

A Educação de Jovens e Adultos como um Direito da População

Autores

  • Francisco Caldas da Luz

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.430

Palavras-chave:

Direito, Educação, EJA, Inclusão Social.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é mais do que um programa educacional; é um direito fundamental da população. Para muitos, a jornada educacional foi interrompida por diversas razões, e a EJA oferece uma oportunidade vital de retomar e completar os estudos. Por essas razões, este estudo se ocupa de apresentar o contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), reforçando seu aporte na inclusão social e ressaltando que o acesso a essa modalidade é um direito do cidadão. Assim, por meio de levantamentos bibliográficos, consultam-se pesquisas que tratam desse tema, perfazendo um estudo de natureza qualitativa. Os resultados evidenciam que a EJA é um instrumento poderoso para combater o analfabetismo, promover a inclusão social e econômica, e capacitar os indivíduos a exercerem plenamente sua cidadania. Portanto, garantir o acesso à EJA não é apenas uma questão de justiça social, mas também um investimento no desenvolvimento humano e no progresso de uma sociedade mais igualitária e educada.

Biografia do Autor

Francisco Caldas da Luz

Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade do Estado do Amazonas (2010) e mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - Universidad Interamericana (2022). Atualmente é gestor da ESCOLA ESTADUAL PEDRO TEIXEIRA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: mediador, inclusão, panorama, organização e mundial.

Referências

CARUSO, A.; OTROS Situación presente de la educación de personas jóvenes y adultas en América Latina y el Caribe, Informe Regio-nal. Pátzcuaro: CREFAL-CEAAL, 2008.

DELORS, J.; OTROS La educación encierra un tesoro. Informe a la UNES-CO de la Comisión lnternacional sobre la Educación para el Siglo XXI. Madrid: Santillana/UNESCO). 1996.

DESJARDINS, R. Rewards to Skill Supply, Skill Demand, and Skill Match-Mismatch: studies using the adult literacy and lifeskills survey. Lund, Lund Uni-versity, 2014.

FAURÉ, E.; OUTROS Aprender a ser: a educação do futuro. Madri: Aliança Editorial/UNESCO. 1973.

JASPERS, K. Filosofia, vol. 1. Madrid: Edições da revista Western da Univer-sidade de Porto Rico. 1958.

Ministerio de Educación, Estado Plurinacional de Bolivia Currículo base del sistema educativo (documento de trabajo). 2012. Recuperado de http://ugpsep.minedu.gob.bo:8085/Archivos/9.Curr%C3%ADculo-BASE-del-SEP.pdf.

NAIFF, Luciene Alves Miguez; NAIFF, Denis Monteiro. Repetência e abandono no ensino público regular: representações sociais da produção do" fracasso escolar". Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 2021, vol. 14, no 1, p. 1-23.

NOVO, M. Tema a debate: ¿estamos ante una crisis de civilización? Agenda Viva (15), 45, 2009.

SANTOS, Pollyana dos; SILVA, Gabriela da. Os sujeitos da EJA nas pesquisas em educação de jovens e adultos. Educação e Realidade, 2020, vol. 45, no 2.

TORRES, R. De la alfabetización al aprendizaje a lo largo de toda la vida: tendencias, temas y desafíos de la educación de personas jóvenes y adul-tas en América Latina y el Caribe. Síntesis del reporte regio-nal. Hamburgo: UNESCO. 2009.

VELASCO, J. M. Tema a debate: ¿estamos ante una crisis de civili-zación? Agenda Viva (15), 44, 2009.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

LUZ, F. C. da. Prerrogativas Sociais e Ensino: A Educação de Jovens e Adultos como um Direito da População. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 17, p. 70–83, 2024. DOI: 10.56069/2676-0428.2024.430. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/430. Acesso em: 21 nov. 2024.