A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADA A PSICOMOTRICIDADE NO RENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA MUNICIPAL PROF.ª DELACIR DE MELO LIMA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RORAIMA.

Autores

  • Graciela Cristina Ziebert

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.441

Palavras-chave:

Educação Física, psicomotricidade, dificuldades de aprendizagem.

Resumo

O presente estudo aborda sobre a importância e contribuição da educação física aliada a psicomotricidade no rendimento escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem da Escola Municipal Prof.ª. Delacir de Melo Lima no município de Boa Vista – Roraima. Trata-se de uma pesquisa realizada numa escola de ensino fundamental I com participação de 32 (trinta e dois) alunos diagnosticados com dificuldades de aprendizagem, na busca de conhecer de perto os fenômenos didáticos aplicados no auxílio da aprendizagem através de uma concepção psicomotora. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa do tipo cuasi experimental, permitindo que fossem analisados os resultados de um experimento teste na busca da intervenção psicomotora através da Educação Física. Durante o trabalho em campo foram realizados testes e tratamento de intervenção para posteriormente quantificar os resultados alcançados, possibilitando assim, analisar os dados dentro de uma perspectiva concreta e garantir a confiabilidade do estudo. O processo analítico revelou que os alunos com dificuldades de aprendizagem também possuem dificuldades na prática de atividades motoras e que os exercícios psicomotores realizados nas aulas de Educação Física podem ajudar os alunos a adquirirem habilidades cognitivas e a explorar as funções corporais. Sendo a aprendizagem um processo global que envolve todo o corpo, assim, observam-se nas aulas de Educação Física os aspectos corporais e de vínculo cognitivo nas ações e no processo de aprendizagem. Entende-se que a Educação Física escolar e a sua relação com a psicomotricidade tem como base as necessidades do ser humano em integrar-se com o si próprio e com o ambiente por meio de ações e movimentos conscientes e de experiências vivenciadas e adquiridas em todas as etapas da vida.

Palavras-chaves: , , 

Biografia do Autor

Graciela Cristina Ziebert

Paraná, a autora é qualificada na área da educação, com o curso Técnico em Educação Física pela Escola Técnica Federal de Roraima-ETFRR atualmente Instituto Federal de Roraima-IFRR, em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal de Roraima-UFRR,  Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. É Professora da Rede Estadual de Educação no Estado de Roraima desde o ano de 2001. Ministrou aulas nas séries iniciais do Ensino Fundamental de 2001 a 2007. Foi Coordenadora Pedagógica Escolar no período de 2008 a 2010. Foi Orientadora Educacional no período de 20011 a 2013. Em 2014 foi novamente Coordenadora Pedagógica Escolar.   No primeiro semestre do ano de 2015 exerceu o cargo de Secretária Adjunta de Estado da Educação na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Estado de Roraima. Atualmente é Coordenadora do Programa Estadual Rede Cidadania da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social de Roraima.

Referências

ALVARENGA, Estelbina Miranda de. Metodologia da Investigação quantitativa e qualitativa. 2ª ed. Assunção – Paraguai: Gráfica saf, 2012.

ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. 5ª ed. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

AJURIAGUERRA, J. Manual de psiquiatria infantil. São Paulo: Masson, 1980.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. Código de Ética do Psicomotricista. Disponível em www.psicomotricidade.com.br/etica.htm. Acesso 15 de jun de 2015.

BARRETO, Sidirley de Jesús. Psicomotricidade, educação e reeducação. 2ª ed. Blumenau: Livraria Acadêmica, 2000.

BARROS, Daisy Regina; BARROS, Darcymires. Educação física na escola primária. 4.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1992.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996.

COSTA, Auredite Cardoso. Psicopedagogia e psicomotricidade: Pontos de intersecção nas dificuldades de aprendizagem. 7ª ed, Petrópolis – RJ: Vozes, 2010.

CRUZ, V. Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas, 2009

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

FONSECA, Vitor. Psicomotricidade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

______________. Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem - Tendências Filogenéticas e Ontogenéticas. Lisboa: Edições FMH. Fonseca, V. (1992). Manual de Observação Psicomotora - Significação Psiconeurológica dos Fatores Psicomotores. Lisboa: Editorial Notícias.

______________. Psicomotricidade, perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

______________. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

______________. Uma Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Lisboa: Editorial Notícias, 1984.

FONSECA, Vitor. Manual de Observação Psicomotora - Significação Psiconeurológica dos Fatores Psicomotores. Lisboa. Editorial Notícias, 1992.

FONSECA, V. & OLIVEIRA, J. Aptidões Psicomotoras e de Aprendizagem - Estudo Comparativo e Correlativo com base na Escala de McCarthy. Lisboa: Âncora Editora. 2009

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989.

FREITAS, G. G. O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 1999.

GARCÍA, Marquez N. Diagnostico e tratamento dos problemas de aprendizagem, Barcelona: Gedisa, S.A, 1997

GÓMEZ, Ana Maria & TERÁN, Nora Espinosa. Dificuldades de Aprendizagem. São Paulo: Grupo Cultural, 2011.

LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

LE BOULCH, Jean. A Educação Psicomotora: Psicocinética na Idade Escolar. Porto Alegre: ArteMed, 1988.

LE BOULCH, Jean. O Desenvolvimento Psicomotor: do nascimento até os 6 anos. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MEUR, A de; STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. São Paulo: Manole, 1989.

MOLINARI, A.M.P.; SENS, S.M. A educação física e sua relação com a psicomotricidade. Revista PEC. Curitiba. Vol. 3. Num. 1. p. 85-93. 2003.

MONTEIRO, V.A. A psicomotricidade nas aulas de educação física escolar: uma ferramenta de auxílio na aprendizagem. Leituras, Educação Física y Esporte. Revista Digital. Ano 12. Núm. 114. 2007.

MONTENEGRO, Jacques. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: Artmed, 1998.

OLIVEIRA, G. C. Contribuições da psicomotricidade para a superação das dificuldades de aprendizagens. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis: Vozes, 1996.

OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 9. Ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

PAULA, Ercília Angeli Teixeira de; MENDONÇA, Fernando Wolff: Psicologia do desenvolvimento. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

SISTO, Fermino Fernandes. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. 12ª ed – Petropolis – RJ: Vozes, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-26

Como Citar

ZIEBERT, G. C. . A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADA A PSICOMOTRICIDADE NO RENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA MUNICIPAL PROF.ª DELACIR DE MELO LIMA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RORAIMA. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 2, n. 21, p. 134, 2024. DOI: 10.56069/2676-0428.2024.441. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/441. Acesso em: 16 set. 2024.