Aprendizagem Ressignificada Diante do Ensino Híbrido Pós-Coronavírus

Autores

  • Amarilda Egas de Sá

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.445

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Híbrido, Ferramentas Digitais.

Resumo

A aprendizagem ressignificada diante do ensino híbrido tem se destacado como uma abordagem inovadora e eficaz no cenário educacional atual. Com a integração de métodos tradicionais e recursos tecnológicos, os educadores têm a oportunidade de oferecer experiências de aprendizagem mais dinâmicas e personalizadas aos alunos. A flexibilidade do ensino híbrido permite a combinação de aulas presenciais e online, promovendo a autonomia dos estudantes e estimulando a colaboração em um ambiente virtual enriquecido. Nesse contexto, este estudo, de natureza bibliográfica, se presta a investigar a adaptação dos professores e a incorporação de ferramentas digitais essenciais nas aulas híbridas para potencializar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos e preparando-os para os desafios pós-coronavírus. Os resultados revelaram que a aprendizagem ressignificada no contexto do ensino híbrido representa uma mudança significativa na forma como concebemos a educação, incentivando a inovação e a criatividade para promover um aprendizado significativo e duradouro.

Biografia do Autor

Amarilda Egas de Sá

Mestra em Ciência da Educação( Universidade Interamericana- Assunção/Paraguai) em 2022( aguardando revalidação do Diploma), Especialista em Educação, Saúde e Saberes Tradicionais( Universidade do Estado do Amazonas- UEA) em 2018, especialista em Psicopedagogia Institucional pela FAIBRA- Faculdade Integrada do Brasil ( 2014). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA em 2012 

Referências

ALMEIDA, M. E. B. In: BACICH, L., MORAN, J. (orgs) Metodologias Ativas para uma educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Pensei, 2018.

BACICH, L. Formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. In: BACICH, L., MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido. Porto Alegre: Penso, 2015.

CHRISTENSEN, C.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute. Fundação Lemann e Instituto Península, 2013.

DUBET, F. Mutações Cruzadas: a cidadania e a escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 16(47), 289-322, maio/ago, 2011.

EUROPA. Europa Press International. Solo 51 países tienen educación pre-sencial por completo debido a la pandemia, 2021.

GALILEO, U. La educación superior es híbrida y estos son sus beneficios, según expertos, 2023.

IGNITE, P. Educación híbrida, el nuevo modelo de aprendizaje en la nueva normalidade, 2020.

LIMA, L.; MOURA, F. O professor no ensino híbrido, In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, página, In: BACICH, L., TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Pensei, 2015.

PISCHETOLA, M. Inclusão Digital e Educação: uma nova cultura de sala de aula. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora da PUC-Rio, 2016.

RAMA, C. La nueva educación híbrida. Cuadernos de Universidades. Ciudad de México: Unión de Universidades de América Latina y el Caribe, 2021.

SACRISTÁN, J. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas, In: ALCULDIA, R. et alii: Atenção à Diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TOBAR, C. Modalidad híbrida: qué es y cómo navegar por ella. Revista Para el Aula - IDEA - 39. 29-30, 2021.

VERACRUZANA, U. Educación híbrida. Enfoque Pedagógico, 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

SÁ, A. E. de . Aprendizagem Ressignificada Diante do Ensino Híbrido Pós-Coronavírus. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 18, p. 22–34, 2024. DOI: 10.56069/2676-0428.2024.445. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/445. Acesso em: 16 set. 2024.