Para Gostar de Ler

A Fruição a Serviço da Educação

Autores

  • Liozete da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.451

Palavras-chave:

Ato de Ler, Escola, Leitura, Prazer.

Resumo

A leitura é uma atividade fundamental para o desenvolvimento humano, sendo um dos principais pilares da educação. Através dela, somos capazes de adquirir conhecimento, expandir nossa visão de mundo e exercitar a nossa criatividade. No entanto, para que a leitura cumpra efetivamente o seu papel na formação dos indivíduos, é necessário que exista uma verdadeira fruição no ato de ler. Frente a isso, este estudo tem a meta de analisar as contribuições que a educação sistemática pode fornecer ao fomento ao ato de ler. Após as análises qualitativas, evidenciou-se que a fruição na leitura é essencial para que a educação cumpra o seu papel de formar indivíduos críticos, reflexivos e criativos. Promover o prazer pela leitura, incentivar a busca por novos conhecimentos e estimular a imaginação são práticas fundamentais para garantir que a leitura esteja realmente a serviço da educação. Portanto, é preciso investir em estratégias e políticas que valorizem a fruição na leitura e que tornem a experiência de ler cada vez mais enriquecedora e prazerosa.

Biografia do Autor

Liozete da Silva Santos

Possui mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de La Integración de Las Amé-ricas (2021). Atualmente é pedagoga na Secretaria de Educação e Desporto(Seduc - Ma-naus/AM) professora e Coordenadora dos Anos Iniciais na Secretaria Municipal de Educação (Semed - Manaus/AM). Graduada em Direito pela Faculdade Metropolitana de Manaus - FA-METRO (2015). Advogada no Escritório Marcela Paulo Advocacia - Manaus/AM. Pós-Graduada LATO SENSU em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Ja-neiro/RJ (2010). Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas- Ma-naus/AM(2001)

Referências

BARTHES, Roland. Lo obvio y lo obtuso. Imágenes, gestos y voces. Barcelo-na: Paidós Ibérica; 1986.

BREY, A. et al. A sociedade da ignorância. Uma reflexão sobre a relação do indivíduo com o conhecimento no mundo hiperconectado. Barcelona: Livros da Infanzonía, 2009.

DEHAENE, Stanislas. O cérebro leitor: últimas notícias da neurociência sobre leitura, ensino, aprendizagem e dislexia. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores; 2014.

ECO, Umberto. Signo. Barcelona: Labor; 1994.

GAUDER et al., Heidi. Incentivar a leitura recreativa entre estudantes universi-tários. Bibliotecas universitárias e de graduação. 2007.

KURBANOGLU, Serap. An Analysis of Concept of Information Literacy. Media and information literacy for knowledge societies. Moscú: Interregional Li-brary Cooperation Centre, 2013.

SHERA, Jesse. Fundamentos de la educación bibliotecológica. México: Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológicas (CUIB), 1990.

MCKENZIE, Dianne. Information literacy is the basis for all learning. Li-brary Grits, 2010.

MASNY, Diana. Multiple Literacies Theory: how it functions, what it produces. Perspectiva, 2010.

MORIN, Edgar. Os sete conhecimentos necessários para a educação do futuro. 2a. reimprimir. Buenos Aires: Nova Visão; 2002.

OLIVÉ, León. O livro, a leitura e as bibliotecas na sociedade do conhecimento. Leitura e vida, 2009.

PISA. OCDE. Os alunos leem por prazer hoje em dia? PISA em Foco 8, 2011.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

SANTOS, L. da S. Para Gostar de Ler: A Fruição a Serviço da Educação. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 18, p. 107–119, 2024. DOI: 10.56069/2676-0428.2024.451. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/451. Acesso em: 16 set. 2024.