Educação Ribeirinha
Desafios e Perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.453Palavras-chave:
Abordagem pedagógica, Educação Ribeirinha, Multiculturalidade.Resumo
A educação ribeirinha é um tema de extrema relevância no contexto educacional brasileiro, apresentando uma série de desafios e perspectivas que merecem ser discutidos. No âmbito desse debate, a educação multicultural surge como um elemento fundamental para uma formação escolar mais inclusiva e adaptada à diversidade cultural presente nas comunidades ribeirinhas. Assim, este artigo tem a pretensão de discorrer sobre a educação ribeirinha, considerando os desafios e as perspectivas dos envolvidos. Para isso, recorre a diversas bibliografias sobre o assunto. Logo, após as análises, evidenciou-se que a educação multicultural se apresenta como uma abordagem pedagógica relevante e necessária para a promoção de uma educação de qualidade nas comunidades ribeirinhas, auxiliando no enfrentamento dos desafios educacionais existentes e na construção de perspectivas mais igualitárias e inclusivas para todos os estudantes.
Referências
CHAVES, Maria P. S. R. Uma experiência de pesquisa-ação para gestão comunitária de tecnologias apropriadas na Amazônia: o estudo de caso do assentamento de Reforma Agrária Iporá. 2001. Tese (Doutorado em Po-lítica Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Campi-nas, SP.
CRUZ, Manuel M. Sítios agroflorestais na várzea do Careiro.Revista de Geografia da Universidade do Amazonas, Manaus, v. 1, n.1, p. 105-122, jan./dez. 1999.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989.
GUSFIELD, Joseph. The community: a critical response. New York: Harper Colophon, 1975.
LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. 12. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental Tradução de Sandra Valenzuela. Revisão técnica de Paulo Freire Vieira. São Paulo: Cortez, 2000.
MORÁN, Emilio F. A ecologia humana das populações da Amazônia. São Paulo: Vozes, 1990. (Coleção Ecologia & Ecosofia).
MOREIRA, Eidorfe. Amazônia: o conceito e a paisagem. Rio de Janeiro: Agência da SPVEA, 1960. (Coleção Araújo Lima).
POSEY, D. A. Os Kayapó e a natureza. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 2, n. 12, p. 34-41, 1980.
REIS, Arthur César Ferreira. O seringal e o seringueiro Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 1997.
TÖNNIES, Ferdinand. Comunidad y sociedad Buenos Aires: Editorial Losada, 1947.
WEBER, Max. Comunidade e sociedade como estruturas de socialização. In: FERNANDES, Florestan. Comunidade e Sociedade São Paulo: Nacional, 1973.