Ler, Escrever e Digitar com muito Prazer

Autores

  • Ângela Brito Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.461

Palavras-chave:

Escrita, Leitura, Tecnologias.

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação revolucionaram a forma como lemos. A leitura em mídias digitais configura-se como uma combinação de processos diversos e complexos, exigindo uma abordagem plural que se alinha à proposta de alfabetização. Dentro das teorias socioculturais, essa abordagem entende a leitura como uma prática social, enraizada em contextos históricos e culturais. Com base no modelo ideológico de alfabetização de Street (1984, 1993, 2008) e Cassany (1990, 2006, 2011, 2012), este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar, descrever e analisar os processos de leitura em dispositivos eletrônicos. Os resultados revelam as competências visuais, técnicas, estratégicas e cognitivas que se entrelaçam, assim como os diferentes níveis e dimensões de leitura que emergem com o uso dessas tecnologias. A leitura digital é apresentada como uma prática enriquecedora que envolve competências emocionais e sociais, podendo oferecer experiências que vão além da leitura em meios impressos. Caminhos para a formação em leitura são vislumbrados na perspectiva da alfabetização, aplicáveis tanto na promoção da leitura quanto no ensino superior.

Biografia do Autor

Ângela Brito Ferreira

É Psicóloga Clínica CRP 10/06733 , formada pela Faculdade Estácio de Macapá, atua na Recriar Clínica de Psicologia. Possui Graduação em Letras com habilitação em Língua Francesa - UNIFAP, tem Especialização em Mídias na Educação - UNIFAP, e Especialização em Língua e Expressão Francesa - Faculdade Apoena, possui Especialização em Psicologia do Trânsito na Instituição Pós Graduar/MG, possui Especialização em Neuropsicologia - IMFC, é Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Antônoma de Assunção e doutoranda em Ciências da Educação - UAA. É professora do ensino médio de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Francesa do Governo do Estado do Amapá, atua como Professora Formadora no Núcleo de Capacitação para Gestão Escolar e Coordenadora do Comitê PROLER Amapá- Programa Nacional de incentivo à Leitura. Como docente do ensino superior lecionou na graduação e especialização na área da educação. Lecionou Teoria Literária e Metodologia do Trabalho Científico no Instituto de Ensino Superior do Amapá, onde foi coordenadora adjunta do Curso de Letras. Lecionou na Universidade Vale do Acaraú as disciplinas Português Instrumental, Teorias e tendências Linguísticas, Semântica, Aquisição da Linguagem e TCC I e II desde 2005 a 2013. Lecionou Deficiência Física ? Fundamentos e adequações metodológicas para o Curso de Especialização em Educação Inclusiva da Faculdade Apoena. Lecionou Psicologia do Desenvolvimento Humano na Faculdade Cristã da Amazônia - FCA. Ministra as Palestras: "Competências Socioemocionais" e "O que precisamos saber sobre suicídio" em instituições públicas e privadas

Referências

BONILLA, G.; PÉREZ F., C. Debates atuais em torno dos conceitos “alfa-betização”, “cultura escrita” e “alfabetização”. México: Conselho de Leitura de Puebla, Fundações AC/SM das Edições México/IDEA. 2013.

CASSANY, D. Abordagens didáticas para o ensino da expressão escrita. Comunicação, Linguagem e Educação, vol. 6, pp. 63-80, 1990.

CASSANY, D. Atrás das linhas. Sobre a leitura contemporânea. Madri, Espa-nha: Anagrama. 2006.

CASSANY, D. Pesquisas e propostas sobre alfabetização atual: multialfabe-tização, Internet e criticidade. Cátedra Unesco de Leitura e Escrita. Concep-ción, Chile: Universidade de Concepción. 2011.

CASSANY, D. Em linha. Leia e escreva na rede. Madri, Espanha: Anagrama. 2012.

CASSANY, D., LUNA, M.; SANZ, G. Ensine a língua. Madri, Espanha: Grão.

CASTEK, J., COIRO, J., HARTMAN, D. K., LAURIE, H. A., LEU, D. J.; ZAWIL-INSKI, L. (sf). Pensando no nosso futuro como pesquisadores. A Equipe de Pesquisa de Novas Alfabetizações da Universidade de Connecticut.

CAVALLO, G.; CHARTIER, R. (coord.) Leitura da história do mundo ociden-tal. Madri, Espanha: Touro. 2001.

COIRO, J. Compreensão de leitura na Internet: ampliando o que entende-mos por meio da compreensão de leitura para incluir novas habilidades. Edute-ka. 2003.

GARRIDO, A. A aprendizagem como identidade de participação na prática de uma comunidade virtual. Madrid, Espanha: UOC, Instituto Interdisciplinar da Internet. 2003.

GUTIÉRREZ V., A. E-leitura, a nova revolução da leitura: do texto impresso ao cibertexto. Revista Digital Universitária, vol. 7, não. 5. 2006.

KALMAN, J. Em busca de uma nova palavra. Revista Latino-Americana de Estudos Educacionais, vol. 23, não. 1, pp. 87-95, 1993.

KALMAN, J. Discussões conceituais no campo da cultura escrita. Revista Ibe-ro-Americana de Educação, vol. 46, pp. 107-134, 2008.

KRESS, G. Alfabetização na era da nova mídia. Londres, Inglaterra: Routle-dge. 2003.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Novos letramentos: Práticas de aprendizagem cotidianas e em sala de aula. Nova York: Open University Press/McGraw-Hill. 2006.

LEU, D. J. Explorando a alfabetização na internet. O professor de leitura. Jornal da Associação Internacional de Leitura. 2001.

LEU, D. J., CASTEK, J., COIRO, J., HARTMAN, D. K., HENRY, L. A.; REIN-KING, D. Pesquisa sobre instrução e avaliação nos novos letramentos de compreensão de leitura online. Em C. Collins Block, Sh. Parris & P. Afflerbach (eds.). Instrução de compreensão: Melhores práticas baseadas em pesquisa. Nova York: Guilford Press. 2008.

LEU, D. J., CASTEK, J., ZAWILINSKI, L., BANERJEE, M., HOUSAND, C., LIU, Y.; O'NEIL, M. O que há de novo nas novas habilidades de compreensão de leitura online? Na alfabetização do ensino secundário: que pesquisas reve-lam o que para a prática em sala de aula? 2007.

MARTOS, E.; CAMPOS, M. (coord.) Dicionário de novas formas de ler e escrever. Madrid, Espanha: Santillana/Rede Internacional de Universidades de Leitura. 2013.

RUA, B.V. Literalidade em teoria e prática. Estudos de Cambridge em Cultu-ra Oral e Literária (9). Nova York: Cambridge University Press. 1984.

STREET, B. V. Novas alfabetizações, novos tempos. Revista Interamericana de Educação de Adultos, vol. 30, não. 2. 2008.

STREET, B. V. (ed.). Abordagens interculturais da alfabetização. Estudos de Cambridge em Cultura Oral e Alfabetizada (23). Nova York: Cambridge Uni-versity Press. 1993.

VACA, J.; HERNÁNDEZ, D. Textos em papel vs. textos eletrônicos: novas leitu-ras? Perfis Educacionais, vol. XXVIII, não. 113, pp. 106-128, 2006.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

BRITO FERREIRA, Ângela . Ler, Escrever e Digitar com muito Prazer. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 19, p. 14–29, 2024. DOI: 10.56069/2676-0428.2024.461. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/461. Acesso em: 7 set. 2024.