Políticas Educacionais para Recomposição da Aprendizagem no Processo de Alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Gésley de Oliveira Ribeiro
  • Profa. Dra. Milka Helena Carrilho Slávez

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.464

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Alfabetização, Pandemia.

Resumo

O presente artigo discute questões relacionadas às políticas educacionais de recomposição das aprendizagens no processo de alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul. Nota-se que a pandemia deixou vários impactos na educação, principalmente no ciclo de alfabetização que compreende 1º e 2º anos do ensino fundamental, cujo processo de aprendizagem da linguagem escrita e leitora é complexo e permeado por desafios que se agravaram neste período. Este trabalho apresenta-se com o objetivo de realizar uma análise das políticas implementadas pelo Estado de MS no que se refere à alfabetização no período pós pandemia, buscando explicitar as estratégias das Secretarias para recuperação das defasagens escolares. São visíveis as dificuldades enfrentadas pelos docentes no processo de alfabetizar e letrar crianças nesse momento, por isso é fundamental instaurar programas voltados a promover aprendizados  que não ocorreram durante a pandemia.

Biografia do Autor

Gésley de Oliveira Ribeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2020). Pós Graduada em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI), Pós Graduada em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) e também Pós Graduada em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Atualmente professora efetiva da Escola Professora Maria Luiza Corrêa Machado.

Profa. Dra. Milka Helena Carrilho Slávez

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Toledo de Ensino; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista e Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, no Programa Educação: História, Política, Sociedade. Atualmente é professor adjunto do curso de Pedagogia, Especialização em Educação e Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino na Educação Brasileira, com os temas: prática pedagógica para a educação básica, leitura do jornal nas séries iniciais, jornal na sala de aula, formação de professores inicial e continuada. Atualmente desenvolve estudos sobre identidade profissional docente, identidade de professores alfabetizadores, pesquisas sobre formação de professores e cultura escolar.

Referências

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Questão de teoria e de método. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, 2005.

BRASIL. DECRETO Nº 11.079, DE 23 DE MAIO DE 2022. Institui a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 97 ed, 24 maio, 2022.

MATO GROSSO DO SUL, Secretaria de Estado de Educação. LEI Nº 5.724, DE 23 DE SETEMBRO DE 2021. Institui o Programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança, cria o Prêmio Escola Destaque, e dá outras pro-vidências. Campo Grande, setembro, 2021. Disponível em: https://www.tjms.jus.br/legislacao/public/pdf-legislacoes/lei_n._5.724.pdf. Aces-so em: 08/06/2024.

MATO GROSSO DO SUL, Secretaria de Estado de Educação. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul: Ensino Médio e Novo Ensino Médio. Campo Grande – MS, SED, 2021. (Série Currículo de Referência; 2).

SANTOS e CRUZ, Alexandre José dos e Lilian Moreira. Recomposição das aprendizagens na educação básica: estratégias pós-pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, p. 1-21, jan/dez, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/12742/8074. Acesso em: 26/06/2024.

SARAVIA, Enrique. Políticas Públicas, coletânea. Introdução à teoria da política pública. 1 vol. Brasília, ENAP, 2006.

SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: Conceitos, Esquemas de análises, Casos práticos. 1ed. São Paulo, CENGAGE learning, 2012.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

DE OLIVEIRA RIBEIRO, G. .; HELENA CARRILHO SLÁVEZ, M. . Políticas Educacionais para Recomposição da Aprendizagem no Processo de Alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 19, p. 56–69, 2024. DOI: 10.56069/2676-0428.2024.464. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/464. Acesso em: 7 set. 2024.