Tecnologia Assistiva no cotidiano do Centro Multidisciplinar de Atendimento Especializado “Hélia Rodrigues da Cunha”, em Caldas Novas, Goiás, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.482Palavras-chave:
Aprendizagem Mediada, Atendimento Especializado, Práticas Pedagógicas, Tecnologia Assistiva.Resumo
A presente pesquisa objetiva detalhar o uso da Tecnologia Assistiva no processo de aprendizagem de alunos com deficiência, no âmbito do Centro Multidisciplinar de Atendimento Especializado “Hélia Rodrigues da Cunha”, em Caldas Novas, Goiás, Brasil. O empenho acadêmico mencionado resulta da análise da realidade educativa vivida por docentes e da compreensão de que essa questão ainda não tem recebido a devida atenção em termos de estudos aprofundados e divulgação eficaz nas comunidades educativas. É fundamental ressaltar que cabe aos Centros Multidisciplinares de Atendimento Especializado e à comunidade educativa local adotar uma postura proativa para incorporar novas práticas que promovam o uso criterioso de recursos e serviços inovadores, tendo os professores como protagonistas nesse processo. No entanto, o desafio preponderante continua sendo a escassa utilização da Tecnologia Assistiva nas salas de aula, que poderia apoiar significativamente as atividades de aprendizagem. Após as análises os resultados indicaram que a utilização de tecnologias, como computadores conectados à internet e aplicativos educativos, favorece o desenvolvimento cognitivo, contribuindo para a plasticidade cognitiva dos estudantes. Logo, os profissionais do Centro Multidisciplinar de Atendimento Especializado “Hélia Rodrigues da Cunha” reconhecem o uso das tecnologias como uma abordagem de aprendizagem mediada, com objetivos específicos, visando auxiliar os alunos que frequentam a instituição.
Referências
BERSCH, R; MORAES, H.; PASSERINO, L. M.; BATISTA, V. J. Tecnologia Assistiva e Design na Realidade Brasileira. Anais do 3º Workshop Design & Materiais da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2007.
CARDOSO, M. Deficiência mental: conhecer para incluir. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
GIL, Antonio Carlos. A Introdução a Metodologia Científica. São Paulo: Ática, 2014.
SAMPIERI, Roberto; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, MDPB. del PB Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, TB. A utilização da Tecnologia Assistiva para modificabilidade cognitiva estrutural de estudantes com Síndrome de Down. V Congresso Nacional de Educação. Curitiba-Paraná. 2016.
TURRA, Neide Catarina. FILHO, C.G.Reuven Feuerstein: "Experiência de Aprendizagem Mediada: um salto para a Modificabilidade Cognitiva Estrutural". Educere Et Educare: revista de educação, São Paulo, v. 2, p.297-310, 2014.