NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
RECURSOS PARA A INFORMAÇÃO À DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Educação, EAD, Tecnologia.Resumo
A educação a distância (EAD) tem adotado novas tecnologias que transformam a maneira como aprendemos e interagimos com o conhecimento. Entre essas inovações, destacam-se plataformas de videoconferência, ferramentas de gamificação e sistemas de gestão de aprendizado (LMS), que potencializam o engajamento dos estudantes em ambientes virtuais. A realidade aumentada e a inteligência artificial também surgem como recursos poderosos, oferecendo experiências imersivas e personalizadas. Dessa forma, este estudo tem a meta de analisar a importância das novas tecnologias na educação para o contexto EAD. Com a facilidade de acesso a conteúdos diversificados e interativos, a EAD se torna uma opção cada vez mais viável e atrativa, permitindo que alunos de diferentes perfis alcancem suas metas educacionais de forma eficaz e autônoma. Assim, o futuro da educação se molda a partir da integração dessas tecnologias, ampliando horizontes e democratizando o aprendizado.
Referências
AULANET. Fundação Padre Leonel Franca PUC-Rio, 2000. Acesso em 26 de outubro de 2011, e disponível em: http://anauel.cead.puc-rio.br/aulanet/index.html
BACCEGA, M. A. A construção do campo comunicação/educação. Revista Comunicação e Educação, ano V, número 14, São Paulo: Editoras USP/Moderna. 1999.
BRAGA, J. L.; CALAZANS, M. R. Z. Comunicação e Educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação a Distância. Desafios da educação a distância na formação de professores. Brasília, 2006.
CASTELLS, Manuel. Nosso Mundo, Nossa Vida. In: O Poder da Identidade, 2ª ed.São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CERCEAU, A.D. Formação a distância de recursos humanos para informática educativa. Campinas: Instituto de Computação da UNICAMP. p.118, 1998.
FUCKS, H. Aprendizagem e trabalho cooperativo no ambiente AulaNet. Rio de Janeiro: PUC – Rio de Janeiro, 2000.
GOLDBERG, M.W.; SALARI, S. An update on WebCT (world-wide-web course tools) - a tool for the creation of sophisticated Web-based learning environments. In: NAUWEB'97: Current practices in web based course development, Arizona. Proceedings, 1997.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. O Que é o Virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação à Distância: Uma visão Integrada; [tradução Roberto Galman]. São Paulo: Thompson Learning, 2007.
MORAN, J. M.; MASETO, M. T.; e BEHRENS, M.A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MORAN, José Miguel. A educação que desejamos: Novas perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Editora Moderna, 2013.
PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980. Traduzido para o Português em 1985, como Logo: Computadores e Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Rosangela. Formação de professores: comptências e aprendizagens. São Paulo: Cortez, 2014.
RUMBLE, Greville. A gestão dos sistemas de ensino a distância. Brasília: Editora Universidade de Brasília: UNESCO, 2003.
SILVA, Andréa. Educação a Distância: desafios e possibilidades. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2016.
TAPSCOTT, Don. Geracao digital: a crescente e irreversível ascensão de Geração Net. São Paulo: MAKRON Books, 1999.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, São Paulo, 1991.
WEBCT. The e-Learning hub, 2000. Acesso em 25 de outubro de 2011, e disponível em: http://www.webct.com