Indisciplina na Escola de Hoje
um olhar necessário
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.501Palavras-chave:
Gestão Escolar, Professores, Indisciplina.Resumo
Este estudo investiga a indisciplina escolar nos dias de hoje, com o objetivo de identificar as possíveis causas dos comportamentos indisciplinados dos alunos. Além disso, apresenta sugestões de práticas pedagógicas que os educadores podem adotar para mitigar essa indisciplina. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, fundamentando-se em uma revisão sistemática da literatura na área da Educação. A indisciplina pode ser vista como uma resposta ao fracasso escolar, refletindo a busca dos alunos por reconhecimento em suas interações sociais. A partir das investigações realizadas, evidencia-se a importância de que pais e professores comuniquem as normas e regras de forma clara aos alunos. Existe uma sensação de opressão por parte dos adultos, que muitas vezes adotam posturas autoritárias e rígidas, priorizando as regras em detrimento das necessidades humanas, sendo que o processo de ensino e aprendizagem deve transcender a simples obediência às normas.
Referências
AQUINO, J.G. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cad. Cedes, v.19, n.47, p.19, 2008.
BRANDÃO, D.; CREMA, R. O novo paradigma holístico. São Paulo: Summus, 2012.
FORTUNA, M.L.A. A dimensão subjetiva das relações escolares e de sua ges-tão. In: OLIVEIRA, D.A.; ROSAR, M.F.F. Política e Gestão da Educação. Be-lo Horizonte: Autêntica. 2012. p.155.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educati-va. São Paulo: Paz e Terra., 1998.
GARCIA, C.M. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 2009.
GUIMARÃES, A. Indisciplina e violência: a ambigüidade dos conflitos na esco-la. Indisciplina na escola. São Paulo: Summus, 2013.
REBELO, R.A.A. Indisciplina escolar: causas e sujeitos. Rio de Janeiro: Vo-zes, 2007.
SANTOS, C.F.; NUNES, M.F. A indisciplina no cotidiano escolar. Can-dombá, v.2, n.1, p.14-23, 2011.
ZAGURY, T. Limites sem traumas. São Paulo: Record, 2002.