LINGUAGEM E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Linguagem, Matemática, Aprendizagem.Resumo
O presente estudo visa ressaltar a relevância de ensinar o vocabulário matemático de maneira apropriada, uma vez que isso impacta diretamente a compreensão dos conceitos matemáticos e, por conseguinte, facilita a assimilação e a resolução de problemas. Essa abordagem é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico e pensamento crítico, na medida em que os termos passam a ser utilizados de forma correta. A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise bibliográfica de estudos correlacionados à temática. Logo, este artigo se propõe a aprofundar a compreensão acerca do uso adequado da linguagem e do vocabulário matemático, enfatizando como esses aspectos podem influenciar a assimilação dos conceitos matemáticos, ao investigar a abordagem matemática nas escolas de educação básica e identificar métodos que favoreçam uma aprendizagem eficaz.
Referências
AUSUBEL et al. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DOS PASSOS, Jair Sergio. Professor mediador e a neurolinguística na sala de aula. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2016.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss Conciso. São Paulo: Moderna, 2011.
PASCHOALIN, Maria Aparecida. Spadoto, Neuza Terezinha. Gramática: teoria e exercícios. São Paulo: Ftd, p. 20, 2008.
VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos conceituais. In: BRUN, J. Didática das matemáticas Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget,1996.
VERGNAUD, G. Multiplicative structures. In. HIEBERT, H. and BEHR, M. (Ed.). Research Agenda in Mathematics Education Number Concepts and Operations in the Middle Grades. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum, 1988.