A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA COMUNIDADE
Palavras-chave:
Gestão, Comunidade, Escola.Resumo
Os desafios que a educação enfrenta no Brasil são abrangentes, tornando fundamental que cada escola conte com um gestor qualificado. Um gestor competente tem a capacidade de estabelecer um ambiente democrático e produtivo, o que é crucial para o sucesso da instituição. No entanto, a administração de uma escola apresenta complexidades. Com isso, este estudo defende que ser gestor requer habilidades específicas para lidar com a diversidade de opiniões, idades e classes sociais que caracterizam a comunidade escolar. Portanto, o investimento em uma gestão de qualidade é imprescindível para promover transformações significativas na educação brasileira.
Referências
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos avançados, v. 15, p. 259-268, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Coleção Leitura, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. 2ª Edição. São Paulo: Ed. Cortez, 1993.
LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola-teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
LÜCK, Heloísa. A gestão pedagógica da organização curricular com foco na superação da distorção idade-série. Gestão em Rede, n. 62, p. 10-14, 2005.
LÜCK, Heloisa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis, RJ: Vozes. Série Cadernos de Gestão, v. 1, 2006.
PARO, Vitor Henrique. Participação popular na gestão da escola pública. 1991. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
PAZETO, Antônio. Participação: exigências para a qualificação do gestor e processo permanente de atualização. Em Aberto, v. 17, n. 72, 2000.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
VASCONCELLOS, C. dos S. Reflexões sobre a Escola da Ponte. Revista de Educação AEC, v. 141, 2006.