O Ensino de Língua Portuguesa nas Escolas de Nível Médio no Município de Boa Vista-Roraima - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2024.517Palavras-chave:
Ensino, Língua Portuguesa, Nível Médio.Resumo
Os professores de língua portuguesa enfrentam um problema que vem se agravando dia após dia. Os alunos concluem o ensino médio, na sua grande maioria, sem dominar, as vezes até odiando, a língua materna. O maior desafio para os estudantes é entender e utilizar a gramática da língua portuguesa enquanto um conjunto de regras que orientam o correto uso da língua. Muitos não conseguem compreender o porquê da existência de tantas regras e poucas exceções. Em seus entendimentos tais regras não possuem valor algum. Diante disso não é surpresa ouvir da maioria dos alunos que a matéria que menos gostam é a língua portuguesa.
Referências
ANTUNES, Maria Irandé Costa Moraes. Muito além da Gramática: por um ensino de gramática sem pedra no caminho. São Paulo, Ed. Parábola, 2007.
CORRÊA, M.A. A produção de texto na escola: um caminho para o desenvolvimento cognitivo e moral do sujeito. Porto alegre. ed. Alcance, 2000.
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Los sistemas de escritura em el desarrollo del niño. México. ed. Siglo XXI, 1997.
PERÉS, F.C; GARCIA, J. R. (Orgs). Ensinar ou aprender a Ler e a Escrever ? tradução: Cláudia Schilling. Porto Alegre: ed. Artmed, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, São Paulo: ed. Mercado das Letras, Associação de leitura do Brasil, 2002