A Física do Dia a Dia
Reflexões Pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.522Palavras-chave:
Etnofísica, Escola, Educação Básica.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um trabalho de iniciação científica que mapeou a relação entre o ensino de Física e os anos iniciais do ensino fundamental por meio de um Estado do Conhecimento. O objetivo principal foi organizar a literatura sobre o tema a partir de um repositório específico, permitindo uma melhor compreensão das interações educativas e facilitando o acesso a informações relevantes para educadores e pesquisadores na área. Os resultados indicam a necessidade de revisar e ampliar os métodos de ensino da Física nos anos iniciais, a fim de promover uma formação mais efetiva e contextualizada para os alunos. Os achados deste estudo contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais integradas e baseadas em evidências no ensino fundamental.
Referências
ARAUJO, S. M. Ensino de ciências no 5º ano do ensino fundamental: o cur-rículo modelado e aspectos do currículo em ação. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2015.
CAMPOS, B. S., et al. Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 1, art. 1402, 2012.
EMYGDIO, A. S. Ensino de física para alunos do ensino fundamental I: o problema da alavanca sob o olhar do ensino por investigação. Dissertação Mestrado Profissional em Ensino de Física), Universidade Federal do ABC, Santo André, 2018.
FAVRETTO, T. Ciências nos anos iniciais: uma investigação das manifesta-ções do conhecimento pedagógico do conteúdo sobre o conceito de Energia. (Mestrado em Educação Cientifica E Tecnológica), Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
GRALA, R. M. Roteiros para atividades experimentais de física para crian-ças de seis anos de idade. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2007.
ISSA, A. R. M. S. A construção da argumentação no ensino de ciências por investigação visando a promoção da alfabetização científica. Disserta-ção (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) Institu-to Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2015.
LEAO J, I. B. O Ensino de Magnetismo nos anos iniciais: uma análise dos livros didáticos aprovados no PNLD 2013. Dissertação (Mestrado Profissio-nal em Ensino de Ciências e Matemática) Centro de Educação, Universida-de Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
LIMA, K. B. Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamen-tal: o ensino de Física e Astronomia nos livros didáticos de Ciências Natu-rais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanida-des)Instituto de Educação, Agricultura e ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
LIMA, S. C. Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professo-res dos anos iniciais do ensino fundamental, embasado na inserção de conteúdos de física no ensino de ciências e na produção acadêmica da área, como elementos inovadores, sob a assessoria de uma universidade. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) Faculdade de Ciências, Univer-sidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Bauru, 2018.
MELO JR., A. L.; FORTUNATO, I. Formação inicial e continuada de professo-res indígenas: teses e dissertações 2010-2017. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 21, n.1, p. 47-57, 2018.
MELO, F. H. S.; FORTUNATO, I. Ensino de física e teatro: mapeamento bibliográfico dos periódicos brasileiros. Revista Brasileira de Iniciação Cientí-fica, Itapetininga, v. 2, n. 3, ,p. 34-41, 2015.
MONTEIRO, L.; FORTUNATO, I. A relação entre saberes docentes e a forma-ção continuada: teses e dissertações 2012-2017. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2260-2274, 2019a.
MONTEIRO, L.; FORTUNATO, I. Educação Ambiental e a Formação Inicial Do-cente: análise das teses nacionais 2013-2017. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 228-249, 2019b.
MOREIRA, D. S. Ensino de física em aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: interlocuções com a leitura e a escrita na escola. Disser-tação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) Instituto de Ciências Exa-tas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
NANINI, J. A.; CUNHA, C. R.; FORTUNATO, I.; TERRA, C. N. Mudanças climá-ticas e o ensino de física: contribuições da Física na Escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 12, 2017, p. 115-122.
OLIVEIRA, I. C. A etnofísica nos anos iniciais do ensino fundamental. Dis-sertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) Universidade Federal de Rondônia, Ji- Paraná, 2018.
PEREIRA, P. S. S.; FORTUNATO, I.; LOURENCO, C. A educação ambiental em periódicos brasileiros de ensino de Física. Revista Brasileira de Educa-ção Ambiental (Online), v. 11 2016, p. 127-138.
PESSOA DE CARVALHO, A. M. Entrevista. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 128-131, 2016.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, 2006, p. 37-50.
RODRIGUES, M. A. T. Metodologia construtivista no ensino de física para discentes do curso de pedagogia. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal Do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
ROJAS, K. A. F. Ensino de Física para os Anos Iniciais do Ensino Funda-mental Utilizando Aulas de Atletismo. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais). Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
SCHROEDER, C. Atividades experimentais de física para crianças de 7 a 10 anos. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2005.
SILVA, A. C.; FORTUNATO, I. Jogos na formação inicial de professores de físi-ca: mapeando a produção bibliográfica nacional. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 4, p. 56-63, 2016.
SILVA, K. S. D. Proposta e avaliação de atividades de conhecimento físico nos anos iniciais do ensino fundamental para alunos surdos e ouvintes. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia De Goiás, Jataí, 2015.
SOUSA, A. S. Kit de brinquedos: uma forma prazerosa de ensinar e aprender física noensino fundamental I. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural Do Semi-Árido, Mossoró, 2017.