REVISÃO HISTÓRICA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL
EDIFICANDO UM CONSTRUCTO
DOI:
https://doi.org/10.29327/232022.1.6-8Palavras-chave:
Pedagogia, Pedagogo, Formação.Resumo
O termo Pedagogo, depois da década de 90 e com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, faz referência a mais de uma profissão, podendo ser um profissional docente da educação infantil ou séries iniciais do ensino fundamental, ou ainda, o profissional responsável pela coordenação pedagógica ou gestão escolar ou de sistemas de ensino. Dada sua vasta possibilidade de atuação, faz-se prudente detalhar o curso de pedagogia no Brasil, edificando um constructo por meio de uma revisão histórica. Tendo essa meta como ponto de partida, espera-se, com este artigo, dar mais visibilidade para os profissionais que saem dos espaços sistemáticos de formação para as unidades escolares a fim de compreender melhor a sua importância profissional.
Referências
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogo: delineando identidade(s). In: Revista UFG / Julho 2011 / Ano XIII nº 10. Disponível em: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg
CRUZ, Giseli Barreto da. Da história do curso de pedagogia e a formação do pedagogo no Brasil. O curso de pedagogia no Brasil na visão de pedagogos primordiais.2008. 302f. Tese (Doutorado em Educação) – PUC-Rio, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=11787@1>. Acesso em: jan. 2011.
DALBEN, Ângela I. L. de Freitas. O perfil profissional do pedagogo: um resgate na história de construção deste profissional da educação. IV Simpósio Trabalho e educação, ago, 2007. Disponível em:
http://www.portal.fae.ufmg.br/simposionete_old1/trab_comp/tc322.pdf
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE, 2003.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. A pedagogia para além dos confrontos. In: Forum de Educação: pedagogo, que profissional é esse? 2003, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: FAE/CBN/UEMG, V. 1 p. 39-68, 2003.
LIBANEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99.
LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? – 8. Ed. – São Paulo: Cortez, 2000.
_______. Organização da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004
SAVIANI, Demerval. Sentido da pedagogia e o papel do pedagogo. In: Revista ANDE, São Paulo, nº 9, 1985.
_______. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
________. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da idéia. In: Ferreira, N.S.C. (Org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade. São Paulo: Cortez, 2006. p. 13-38.
TEIXEIRA, Anísio. Por uma escola primária organizada e séria para formação básica do povo brasileiro". Educação e Ciências Sociais, 3(8): p.139-141, Rio de Janeiro, 1958.