Fracasso Escolar

uma dificuldade a ser refletida

Autores

  • Viviane Martins de Sousa Pereira vivianemsousa96@gmail.com
  • Gracieny Gomes da Silva gracienygomess@gmail.com
  • Adriana Azambuja Contreira adrianacontreira@outlook.com

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2025.679

Palavras-chave:

Fracasso, Leitura, Aprendizagem

Resumo

Este estudo tende a indicar possíveis causas do fracasso da leitura no contexto escolar. Tem como principal objetivo avaliar quais as medidas os professores do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal do Município de Barra do Garças - MT, tem tomado para atender crianças com dificuldade de aprendizagem na leitura, já que este despreparo contribui para o aumento deste insucesso. Sendo assim, esta pesquisa de cunho qualitativo, privilegiará as seguintes técnicas: análise documental e aprendizagem, discutidas, estudadas e pesquisadas. Visa novas teorias que substituem observações do cotidiano escolar. Tendo as como embasamento teórico as contribuições dos culpados, a comunidade escolar deve-se unir em prol de melhorias   do ensino e aprendizagem, o que abolirá o tão discutido fracasso escolar. A formação dos educadores, a participação das famílias e a tomada de consciência da sociedade, são fatores indispensáveis para reverter este quadro. As contribuições que esta pesquisa irá partilhar são inúmeras, pois, a intenção é trazer reflexões teóricos: Oliveira, Campos e Sampaio, dentre outros. Diante de tudo isso, sem procurar sobre as dificuldades de aprendizagem do aluno.

Referências

BARBOSA, Laura monte Serrat. A Psicopedagogia no Âmbito da Instituição Escolar. Curitiba: Expoente, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental para crianças de nove anos: Orientações para a inclusão de crianças de seis anos de idade. Brasília: Leograf – Gráfica e Editora LTDA, 2007.

CAMPOS, Luciana M. Lunardi. A rotulação de alunos como portadores de Distúrbio ou Dificuldade de Aprendizagem: Uma questão a ser refletida. Texto disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br-pdf-ideias28p125-140cpdf.

CHAVES, Marco Antonio. Projeto de Pesquisa: Guia prático para monografia. 3.ed. Rio de Janeiro: Wak, 2004.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio da língua portuguesa: o dicionário da Língua Portuguesa. 6.ed. Revista e atualizada do minidicionário Aurélio da língua portuguesa: 4ªimpressão, Curitiba, janeiro de 2005. 895 p.

MEIRA, Michelle de Castro. Fracasso Escolar: De Quem é a Culpa. Minas Gerais. Universidade de Ensino superior de Minas Gerais, 2002.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Sobre diferenças individuais e diferenças culturais: O lugar da abordagem histórico-cultural. In: AQUINO, Julio Groppa.(org.) Erro e fracasso na escola: Alternativas teóricas e práticas.São Paulo:Summus,1997.

SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mito & Desafio: Uma perspectiva construtivista. 6º ed.Porto Alegre: Educação & Realidade, 1992.

Downloads

Publicado

2025-09-09

Como Citar

PEREIRA , V. M. de S.; SILVA, G. G. da .; CONTREIRA, A. A. . Fracasso Escolar: uma dificuldade a ser refletida. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 30, p. 105–115, 2025. DOI: 10.56069/2676-0428.2025.679. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/679. Acesso em: 17 out. 2025.