Entre Passado e Presente
a historicidade como chave de leitura territorial
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2025.684Palavras-chave:
Historicidade, Resgate, Cultura.Resumo
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulada por; Tecendo a identidade cultural sãofelense na escola Pássaro Azul: um estudo de caso sobre o resgate da história e cultura local no contexto educacional. Esse recorte visa compreender a valorização da identidade cultural local, do município de São Félix do Xingu, no sul do Pará. A historicidade de São Félix do Xingu é marcada por um processo de ocupação relativamente recente, impulsionado por políticas de colonização agrícola e expansão da fronteira econômica amazônica a partir das décadas de 1970 e 1980. O município, oficialmente criado em 1988, tornou-se conhecido por sua vasta extensão territorial e diversidade étnica e cultural, reunindo migrantes de várias partes do Brasil, populações indígenas como os Kayapó e Xikrin, além de comunidades ribeirinhas e tradicionais. O artigo traz um resgate de elementos formadores da identidade local, como os modos de vida das populações nativas, o impacto da pecuária extensiva e do garimpo sobre o território e a convivência entre culturas distintas.
Referências
BARROS, José D’ Assunção. História e Pós-Modernidade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2018.
CARR, Edward Hallet. Que é história? RIO DE JANEIRO: Paz e Terra., 1982, 129 p.
CAPELLE, Wilhelm. História de la Filosofia Griega. Trad. Emilio Lledó. Madri:Gredos, 1981.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979b.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia da História. 2ª edição. Trad. Maria Rodrigues e Harden. Brasília: Editora da UnB, 1999.
LÉVI-STRAUSS, Claude. La pensée sauvage Paris: Plon, 1966.
NIETZSCHE, F. Sämtliche Werke. Segunda Consideração Intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Trad. Artur Mourão. São Paulo: Editora Relume Dumara, 2003.