APORTE DA LEITURA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.29327/232022.1.6-10Palavras-chave:
Leitura, Prática Pedagógica, Rede Estadual de Pernambuco.Resumo
O ensino e o aprendizado da leitura são importantes não só para o enriquecimento da vida do aluno, mas também para a vida pessoal e profissional do educador. Portanto, devido à relevância da leitura na vida de mulheres e homens, há a necessidade de ampliar o conhecimento relacionado ao domínio da leitura, que é a justificativa para esse aprofundamento teórico. Assim, o objetivo deste artigo será investigar a contribuição da leitura na prática pedagógica dos professores da educação básica da Rede Estadual de Pernambuco, tendo como referência documentos oficiais fornecidos pela própria rede de ensino. O objetivo deste estudo é gerar referências para futuras pesquisas que envolvam o estado de Pernambuco como local de pesquisa.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação: SAEB: Ensino médio: matrizes de referências, tópicos e descritores. Brasília: Ministério da Educação. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Estatísticas educacionais. Indicadores dos Sistemas Educacionais Nacionais (INES). Recuperado de http://www.inep.gov.br/ .2014b.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Prova Brasil: Apresentações. Recuperado de http://www.inep.gov.br/ . 2014f.
Brasil. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O que é SAEB? Recuperado de
http://www.inep. gov.br/ . 2014g.
KLEIN, L. Leitura e aprendizagem: Um binômio a ser
descoberto pela escola. Revista Aprendizagem, 2 (9), p.41, 2008.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Base Curricular Comum para as
Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: Língua Portuguesa .Recife: Secretaria de Educação. 2008a.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Orientações Teórico-Metodológicas: Ensino Fundamental: Língua portuguesa, 1º ao 9º ano. Recife: Secretaria de Educação. 2008b.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. (2012a). Parâmetros Curriculares da
Educação Básica de Pernambuco: Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. Recuperado de http://www.educacao.pe.gov.br/portal/? pag=1&cat=36&art=1047 2012a.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. (2012b). Parâmetros para a Educação
Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros Curriculares. Recuperado de http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/parametros_curriculares.concepcoes.pdf 2012b.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Currículo de Português para o
Ensino Fundamental com base nos Parâmetros Curriculares do Estado de
Pernambuco. Recife: Secretaria de Educação. 2013a.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. (2014a). Avaliação das escolas estaduais e o
bônus de desempenho educacional - BDE: Nota técnica. Recife: Secretaria de
Educação. Recuperado de
http://www.educacao.pe.gov.br/diretorio/pmg2/nota_tecnica_idepe. pdf 2014a.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. (2013f). Parâmetros para a Educação
Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros na Sala de Aula: Língua Portuguesa. Ensino Fundamental e Médio. Recuperado de
http://www.educacao.pe.gov.br/portal/ ?pag=1&cat=36&art=1047 2013f.
SALLA, F. (2012, Junho/Julho). Conclusões da área sobre como o cérebro aprende trazem à tona questões tratadas por grandes teóricos da Psicologia, como Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel: saiba como elas podem enriquecer as discussões sobre o ensino. Revista Nova Escola, (253), p.50-55, 2012.