Educação no Campo
Desafios, Lutas e Conquistas de um Povo
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2026.747Palavras-chave:
Educação, Campo, Desafios.Resumo
O presente trabalho traz como tema “Educação no Campo: Desafios, Lutas e Conquistas de um povo”. A referida pesquisa justifica-se devido a necessidade de compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem em uma sociedade dividida por sua cultura, seus traços, sua economia e vítima de discriminação e da opressão. A educação do campo deve acontecer de forma que atenda os anseios, necessidades e expectativas desses sujeitos. Diante de tal fato, a problemática desta pesquisa consiste justamente em identificar como vem sendo pensado o processo ensino-aprendizagem aos alunos do campo? Portanto, conclui-se que são inúmeros os obstáculos enfrentados pela comunidade do campo e para lidar diante de tantas dificuldades enfrentadas por esse povo, é necessário que a escola elabore propostas que promovam transformações e contemple em seus projetos educativos e organização do trabalho pedagógico ações que despertem o interesse dos educandos em frequentarem a escola.
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (ORGS). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. BRASIL.
AZEVEDO, Fernando de. A Educação e Seus Problemas. São Paulo: Melhoramentos, 1962, 4ª edição.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Da escola rural de emergência à escola de ação comunitária.In: ARROYO, Miguel Gonzalez (org.) Da Escola Carente à Escola Possível. São Paulo, Sp:Editora Loyola, 6 edição, março de 2003.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833. Disponível em:<http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75723>. Acesso em: 12 abril 2025.
BRASIL, MEC. Educação do Campo: diferença mudando paradigmas. Cadernos Secad 2, Brasília, DF. Março de 2007.
________. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a PolíticaNacional de Educação do Campo e sobre o Programa Nacional de Educação naReforma Agrária. Diário Oficial da União, Brasília, 5 nov. 2010. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em: 18.05.2025
CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a educação do Estado no meio rural: traços de uma trajetória. In.: THERRIEN, Jacques; DAMASCENO, Maria Nobre (Coords.). Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993, p. 15-40.
CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: notas para uma análise dopercurso. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Educação do Campo e pesquisa –II: questões para reflexão. Brasília: Nead. 2010.
_______. A Educação do Campo e a perspectiva de transformação da formaescolar. In: MUNARIM, Antônio et al. (Orgs.). Educação do Campo: reflexões eperspectivas. Florianópolis: Insular, 2010.
______. Sobre Educação do Campo. In.: SANTOS, Clarice Aparecida dos(Org.). Campo. Políticas públicas: educação. Brasília: Incra-MDA, 2008, p. 67-86. (Poruma Educação do Campo, n. 7. Coleção), 2004.
Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, 9 abr. 2002.
Fernandes, B. M. Os Campos da Pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Molina, M. C. (org). Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário. 27 – 39 p. 2006
GRYNSZPAN, Mário. Movimentos sociais do campo. In: GOVERNO de Juscelino Kubitschek. [online]. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/ artigos/Politica/MovimentosSociaisCampo. Acesso em: 20.05.2025.
MOLINA, Mônica Castagna. Legislação educacional do campo.In: CALDART,Roseli Salete et al. (Org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: IESJV, Fiocruz, Expressão Popular, 2011.
________. Das desigualdades aos direitos: a exigência de políticas afirmativas para a promoção da equidade educacional no campo. Brasília: Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), 2009. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/textos-1/textos-educacao-do-campo>. Acesso em: 03.05.2025
MORISSAWA, Mitsue. A História da luta pela terra e o MST. São Paulo: Ed. Expressão Popular, 2001.
ORTEGA, A.C., FONSECA, S.G. Política de Educação para o mundo rural brasileiro: entre a universalização e a diferenciação dos conteúdos. Uberlândia: Editora Edufu. Ensino em Re-Vistav. 12, p. 89-95, jul. 2004
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Loyola, 1987, 2ª ed.
SILVA, Maria do S. Da Raiz à Flor: produção pedagógica dos movimentos sociais e a escola do campo. In: Molina, Mônica C. (org.) Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.