Currículo como Ferramenta de Desenvolvimento

Uma Abordagem Tecnológica Inovadora e Crítica

Autores

  • Luzenir Ferreira Batista Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Fábio Coelho Pinto Doutor em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.56069/2676-0428.2026.748

Palavras-chave:

Currículo, Tecnologias, Abordagem Tecnológica Inovadora e Crítica.

Resumo

O artigo aborda o currículo e a tecnologia como uma proposta inovadora e fundamental para a educação ao analisar sobre a influência das estruturas dominantes e dos interesses sociais, económicos e políticos nesse contexto. E buscar conhecer um pouco sobre a importância do currículo como uma ferramenta que direciona a prática educativa no âmbito escolar.  É possível destacar como o currículo pode contribuir para a reprodução de desigualdades, quando não há uma proposta inclusiva e de equidade, onde as desigualdades precisam sair do cenário. A necessidade de uma educação mais justa e inclusiva, inovadora e dinâmica emerge. As tecnologias, o uso da conectivade é indispensável quando a cultura digital chegou pra ficar. As ferramentas e plataformas estão por todos os lugares. Essa proposta da cultura digital do currículo é indispensável, e não temo como adiar, o professor precisa estar preparado. A construção de um novo currículo inovador, tecnológico, e crítico é indispensável. Os sujeitos precisam se adequar a essa nova tendência. A urgência para promovendo um currículo alinhado com os ideais de uma sociedade tecnológica e inovadora e crítico. 

Biografia do Autor

Luzenir Ferreira Batista, Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – (UVA), pós graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Adelmar Rosado (FAR), Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Fábio Coelho Pinto, Doutor em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutor em Ciências da Educação pela FICS, Mestre em Educação e Cultura pela UFPA, Mestre em Ciências da Educação pela FICS/UNAMA, Especialista em Gestão e Planejamento da Educação pela UFPA, Especialista em Gestão Financeira e de Projetos Sociais pela Faculdade de Patrocínio (FAP), Especialista em Educação Contemporânea com ênfase em Projeto de Vida pelo Centro UNA, Especialista em Educação Contemporânea com ênfase em Educação Financeira pelo Centro UNA, Graduado em Pedagogia e Letras com Habilitação em Língua Inglesa pela UFPA e em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi.   

Referências

ALONSO, Rafael Feito. O sentido do currículo na educação obrigatória. In: Gimeno Sacristán, José (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 316-335.

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 dez 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 22 dez. 2025.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; JOHNSON, Curtis W. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.

SACRISTAN, J. Gimeno (Org.). Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Editora Penso, 2013.

SACRISTAN, J. Gimeno. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? In: SACRISTAN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e Transformar o Ensino. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. – 4ª ed. – Artmed, 1998.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

SILVA, Ana Valéria Barbosa da; Almeida Maria Elizabeth Bianconcini de; ROMARO, Paulo. Currículo, Tecnologia e Inovação: um diálogo para além dos muros. e-Curriculum vol.21; São Paulo, 2024.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do Documentos currículo / Tomaz de detba Tadeu da Silva. 3. ed. 1. reimp - Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

YOUNG, M. Du “curriculum en tant que construction sociale” à la “spécialisation intégrative”; Quelques réflexions sur la sociologie du curriculum au Royaume-Uni (1971-1999). Revue Française de Pédagogie, Paris, n. 135, p. 29-34, abr./maio/jun. 2001. Culture et Éducation. Colloque en hommage à Jean-Claude Forquin.

Downloads

Publicado

2026-01-08

Como Citar

BATISTA, L. F.; PINTO, F. C. Currículo como Ferramenta de Desenvolvimento: Uma Abordagem Tecnológica Inovadora e Crítica. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 3, n. 34, p. 114–133, 2026. DOI: 10.56069/2676-0428.2026.748. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/748. Acesso em: 9 jan. 2026.