Currículo como Ferramenta de Desenvolvimento
Uma Abordagem Tecnológica Inovadora e Crítica
DOI:
https://doi.org/10.56069/2676-0428.2026.748Palavras-chave:
Currículo, Tecnologias, Abordagem Tecnológica Inovadora e Crítica.Resumo
O artigo aborda o currículo e a tecnologia como uma proposta inovadora e fundamental para a educação ao analisar sobre a influência das estruturas dominantes e dos interesses sociais, económicos e políticos nesse contexto. E buscar conhecer um pouco sobre a importância do currículo como uma ferramenta que direciona a prática educativa no âmbito escolar. É possível destacar como o currículo pode contribuir para a reprodução de desigualdades, quando não há uma proposta inclusiva e de equidade, onde as desigualdades precisam sair do cenário. A necessidade de uma educação mais justa e inclusiva, inovadora e dinâmica emerge. As tecnologias, o uso da conectivade é indispensável quando a cultura digital chegou pra ficar. As ferramentas e plataformas estão por todos os lugares. Essa proposta da cultura digital do currículo é indispensável, e não temo como adiar, o professor precisa estar preparado. A construção de um novo currículo inovador, tecnológico, e crítico é indispensável. Os sujeitos precisam se adequar a essa nova tendência. A urgência para promovendo um currículo alinhado com os ideais de uma sociedade tecnológica e inovadora e crítico.
Referências
ALONSO, Rafael Feito. O sentido do currículo na educação obrigatória. In: Gimeno Sacristán, José (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 316-335.
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 dez 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 22 dez. 2025.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; JOHNSON, Curtis W. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.
SACRISTAN, J. Gimeno (Org.). Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Editora Penso, 2013.
SACRISTAN, J. Gimeno. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? In: SACRISTAN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e Transformar o Ensino. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. – 4ª ed. – Artmed, 1998.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
SILVA, Ana Valéria Barbosa da; Almeida Maria Elizabeth Bianconcini de; ROMARO, Paulo. Currículo, Tecnologia e Inovação: um diálogo para além dos muros. e-Curriculum vol.21; São Paulo, 2024.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do Documentos currículo / Tomaz de detba Tadeu da Silva. 3. ed. 1. reimp - Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
YOUNG, M. Du “curriculum en tant que construction sociale” à la “spécialisation intégrative”; Quelques réflexions sur la sociologie du curriculum au Royaume-Uni (1971-1999). Revue Française de Pédagogie, Paris, n. 135, p. 29-34, abr./maio/jun. 2001. Culture et Éducation. Colloque en hommage à Jean-Claude Forquin.