LETRAMENTO LITERÁRIO E CULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E ALUNO

Autores

  • Tania Pleszko Janusis

DOI:

https://doi.org/10.29327/232022.1.7-12

Palavras-chave:

Formação de Professores, Letramento, Gêneros Textuais, Criticidade Literária

Resumo

O ser letrado consegue fazer uso competente da leitura e escrita nos mais variados gêneros textuais, nível de linguagens e de acordo com as demandas sociais e linguísticas da nossa língua e cultura. Por essa razão, o letramento se faz mais que necessário para a formação docente, uma vez que o educador influencia na formação de seus alunos e contribui para a formação de uma sociedade mais crítica e democrática. No que tange o acercamento aos textos literários, devido eles prezarem pela estética textual e pela subjetividade, visando construir narrativas  baseadas em acontecimentos corriqueiros, memórias, reflexões e outras fontes de inspiração para o autor, podem acercar o leitor de textos que exploram culturas e experiências riquíssimas, para nossa  formação e conhecimento de mundo, além de estreitar o apreço pela leitura, uma vez que no geral, são narrativas cronológicas e contínuas. Por outro lado, sabe-se que educadores ingressam no mercado de trabalho sem um domínio eficaz da nossa língua e de seus preceitos, em especial, no que tange ao letramento literário, social e cultural, uma vez que o manejo eficaz da linguagem (leitura, escrita e interpretação crítica dos mais variados gêneros e tipologias textuais) propicia a emancipação do homem. Por tais motivos, acredita-se que na formação de educadores estes norteadores são ainda mais essenciais.

 

Palavras-Chave:  

Biografia do Autor

Tania Pleszko Janusis

Pedagoga e especialista em Neuropsicopedagogia (FAISP), professora da rede pública de São Paulo.

Referências

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Educação escola e Cultura(s): construindo cami-nhos. Revista Brasileira de Educação, 2003.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação. Educ. Soc., 79: 125-161, 2002.

FERREIRA, Nilza Brandolfo, A relação Cultura e Educação. Projeto apresen-tado no curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Psicopedagogia Clínica e Edu-cacional a UNESP.São Paulo,2005

GROSSI, Gabriel Pillar. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, SP, n° 18, abr. 2008.

JORDÃO. Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Litera-turas. DOSSIÊ ESPECIAL. Revista X, vol.1, 2011.

HANSEN, J. A. Reorientações no campo da leitura literária. In: ABREU, M.; SCHAPOCHNIK, N. Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas, SP: mercado de Letras, ALB, São Paulo: Fapesp, 2005.

RIBEIRO, Darcy. O processo Civilizatório: Etapas da Evolução Sócio-Cultural. 10º ed., Petrópolis: Vozes, 1972.

SANDRONI, L. C.; MACHADO, L. R. Ler em casa. In:__. A criança e o livro. 2. ed. São Paulo: Ática, 1987

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3ª. Ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Fanfics – um caso de letramento literário na cibercultura? Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 29-33, abr./jun. 2008.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

JANUSIS, T. P. LETRAMENTO LITERÁRIO E CULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E ALUNO. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 147–156, 2021. DOI: 10.29327/232022.1.7-12. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/81. Acesso em: 20 abr. 2024.